Jon Secada

Jon Secada nasceu no dia 4 de outubro de 1962, em Havana, Cuba. Quando tinha nove anos, sua famàlia pediu para deixar Cuba legalmente. Como punição, seu pai foi enviado para um campo de trabalho, onde ficou por um ano e meio. Quando saiu, em 1971, a famàlia deixou o paàs rumo a Miami. Lá abriram uma cafeteria. Foi na época do ginásio que seu talento para música começou a aparecer. Jon foi levado para a Universidade de Miami, onde começou a fazer os vocais para as apresentações de jazz. Nessa época, Emilio Estefan, que já conhecia o trabalho de Jon, o convidou para ser backing vocal de sua mulher, a cantora Gloria Estefan.
Em 1992 conseguiu lançar-se em carreira solo e gravar o primeiro álbum, Jon Secada . Ele se tornou um dos maiores artistas contemporâneos da década de 90, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo mundo. Os grandes hits foram 'Just Another Day', 'Angel' e 'Do You Believe in Us'. Sua versão espanhola para o disco Otro Dia Mas Sin Verti , se tornou o primeiro na parada da Billboard para o mercado latino e também ganhou um Grammy como melhor álbum pop latino. Seu segundo trabalho em inglês Heart, Soul, and a Voice não repetiu o sucesso do primeiro, mas vendeu mais de um milhão de cópias. O destaque foi a canção 'Mental Picture'.
Novamente ele lança uma versão em espanhol: Si Te Vas . No ano seguinte chega à s lojas Amor, deixando de lado o mercado americano e europeu. Novamente ele ganha um Grammy. Dois anos depois é produzido Secada, um verdadeiro fracasso comercial. Com isso, Jon assina com a Sony Music"™s Epic Records. Entre suas obrigações contratuais está compor músicas para os astros Jennifer Lopez e Rick Martin. Em 2000, saiu seu primeiro disco pela gravadora nova, Better Part of Me, seguido de The Gift – The Christmas Albun, e Amanecer.
Em 2000, saiu seu primeiro disco pela gravadora nova, Better Part of Me, seguido de The Gift – The Christmas Albun, e Amanecer.
Já como artista independente, em 2005 gravou pela pequena Big3 Studios Miami, Florida o álbum Same Dream que conseguiu expressivas posições em chats americanos com as faixas Window to my heart, Tender love e Free. Ele ainda regravou hits compostos por ele, mas que fizeram sucesso com outros artistas como Coming out of the dark e She's all I ever head.