A Itália mais próxima de São Paulo
Antena 1 faz circuito ítalo-paulistano explorando os lugares mais autênticos da cidade
Publicada em
A Antena 1, inspirada pela parceira Antenna Uno, de Roma, foi atrás dos lugares mais italianos da cidade de São Paulo - e descobriu onde é possível vivenciar um pouco da atmosfera “à la mama paulistana”. Alguns bairros e restaurantes descobertos fazem uso da comida e das construções para transportar os clientes a uma verdadeira viagem pelo país europeu.
O tour começa no mercado Eataly – recém-inaugurado na Faria Lima. A loja é considerada um parque de diversões da comida, sendo o maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo. O empreendimento mantém fielmente refeições típicas do país, desde a massa, o molho, o queijo Grana Padano, até a folhinha de manjericão roxo que decora os pratos.
Após o tour pela Eataly, nossa equipe seguiu para o edifício Matarazzo - que abrigou a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. O sobrenome é icônico na cidade de São Paulo desde a época da imigração italiana.
O prédio abriga um famoso jardim localizado no último andar do edifício. A paisagem tem estilo neoclássico, desenvolvido pelo Italiano Piacentini, e arquitetura muito usada nos anos 30 na Itália, apresentando toda a simbologia da época do Império Romano. O prédio tem 14 andares e 27.800 m² de área construída.
Para os paulistanos que buscam uma programação requintada no melhor estilo italiano, a dica da Antena 1 é o restaurante Fasano, localizado no hotel de nome homônimo. A história do estabelecimento começou em 1902, quando Vittorio Fasano - italiano de Milão e patriarca da família - chegou ao Brasil e inaugurou a Brasserie Paulista. Hoje referência em alta gastronomia, o restaurante Fasano conta com a execução do Chef Luca Gozzani – italiano nascido em Empoli, cidadezinha de 50.000 habitantes.
Para os apaixonados por café, a melhor opção da cidade fica com o Octavio Café. A elegante cafeteria oferece um menu leve e serve grãos de produção própria, com técnicas de preparo artesanais - além de ter uma arquitetura estonteante, projetada pelo arquiteto italiano Seragini Farné Guardado.
Além das edificações já citadas, os paulistanos têm ainda a chance de conhecer um enorme número de esculturas feitas por artistas italianos, em espaços públicos na capital. Na Praça João Mendes, por exemplo, há a estátua "O Engraxate e o Jornaleiro", de Riccardo Cipicchia. Nos jardins da Praça Ramos de Azevedo, destacam-se o conjunto de esculturas do artista Luigi Brizzolara. Já na região do Ibirapuera, é possível admirar os detalhes da famosa obra "Monumento às Bandeiras", do italiano Victor Brecheret - também autor de uma das esculturas mais enigmáticas do Parque do Trianon. A obra chamada “O Fauno” é de 1932 e pode ser encontrada em meio à natureza tipicamente amazônica do parque da Avenida Paulista.
Para dar ritmo a este itinerário, nossos ouvintes podem baixar o aplicativo da Antenna Uno no celular e curtir o melhor da música italiana. Clique aqui e aproveite!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO