Ação da Smiles despenca quase 40% após Gol anunciar reorganização societária
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Por Marcelo Rochabrun e Paula Arend Laier
S?O PAULO (Reuters) - As a??es da companhia de programas de fidelidade de clientes Smiles despencavam quase 40 por cento nesta segunda-feira, o que fazia a empresa perder na sess?o cerca de 2,5 bilh?es de reais em valor de mercado. O tombo ocorreu depois que a controladora Gol Linhas A?reas anunciou na noite do domingo que pretende incorporar a empresa no grupo, seguindo movimento semelhante anunciado recentemente pela concorrente Latam Airlines.
A Gol, que se separou da Smiles em 2013, afirmou que a decis?o tem como objetivo cortar custos e melhorar a governan?a corporativa, uma vez que o grupo com a Smiles incorporada migrar? para o segmento Novo Mercado, da B3. Al?m disso, a empresa citou que a reorganiza??o ? necess?ria devido ? concorr?ncia mais desafiadora nos mercados de avia??o e de programa de fidelidade nos ?ltimos anos no Brasil.
Em uma teleconfer?ncia descrevendo os detalhes da transa??o, o vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark, disse que o mercado criou expectativas indevidas para o sucesso financeiro da Smiles, que foi parte da raz?o por tr?s da fus?o.
'Se voc? ler a maior parte dos relat?rios sobre Smiles... eles assumem que a Smiles continuar? aumentando sua receita em dois d?gitos. Isso aconteceu por um tempo, mas n?o acreditamos que possa continuar no futuro', disse o executivo. 'Embora isso possa parecer uma m? not?cia, a realidade ? que estamos chegando ? mesa para negociar um acordo justo para todos', acrescentou.
As a??es da Smiles ca?am 38,5 por cento por volta das 16h30, a 31,87 reais. Na m?nima, bateram 30,86 reais, menor cota??o intradia desde mar?o de 2016. Na m?xima hist?rica intradia, os pap?is da empresa chegaram a valer mais de 90 reais. As preferenciais da Gol, por sua vez, subiam 3,55 por cento. No mesmo hor?rio, o Ibovespa avan?ava 0,6 por cento.
At? o momento, a empresa registra uma perda de cerca de 2,5 bilh?es de reais em valor de mercado, de cerca de 6,4 bilh?es para ao redor de 3,9 bilh?es de reais.
Ap?s o an?ncio, o BTG Pactual cortou a recomenda??o das a??es da Smiles para 'neutra' e reduziu o pre?o-alvo a 50 reais, citando que a 'Gol aparentemente n?o est? mais alinhada com os interesses da Smiles', conforme relat?rio a clientes. Os analistas da casa avaliam que a Gol deve se beneficiar de maior flexibilidade nas transa??es relacionadas ? Smiles e de sinergias significativas relacionadas a impostos. Eles estimam que as efici?ncias fiscais trazidas a valor presente podem superar 1,5 bilh?o de reais para a Gol.
De acordo com o gestor de uma administradora de recursos com posi??o em Smiles, que pediu para n?o ter o nome citado, tal possibilidade era um risco que sempre se soube que poderia acontecer. 'Apenas veio mais cedo do que o esperado', afirmou.
Segundo a companhia a?rea, apesar dos esfor?os para aumentar a atratividade de seus produtos, as estruturas societ?rias separadas e as limita??es impostas pelo contrato operacional com a Smiles se tornaram obst?culos para os investimentos necess?rios e para uma melhor coordena??o do desenvolvimento de ofertas e produtos nos respectivos mercados.
'Os acionistas da Smiles tinham uma a??o geradora de caixa, bons dividendos...acordaram com a a??o de uma companhia a?rea, exatamente o oposto do que buscavam', afirmou um gestor de outra administradora de recuros, que pediu para n?o ter o nome citado. Ele disse que estava com posi??o vendida no papel e que zerou a mesma nesta sess?o ap?s a not?cia.
'Do ponto de vista dos acionistas da Gol, a decis?o foi acertada... Os minorit?rios da Smiles s?o os principais prejudicados, mas j? estavam cientes do risco', acrescentou citando movimentos semelhantes ocorridos no setor. Al?m da opera??o envolvendo TAM e Multiplus, no in?cio do ano a Air Canada anunciou que n?o renovaria seu contrato com a empresa de fidelidade Aimia, derrubando as a??es da companhia.
'A Gol tem uma posi??o de caixa bastante fr?gil, ent?o n?o pode se dar ao luxo de deixar dinheiro na mesa, ent?o tem que comprar a Smiles pelo pre?o mais baixo poss?vel.'
ALTERNATIVA
A incorpora??o pretendida, que necessita de aprova??o dos acionistas e da Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), ser? realizada por meio emiss?o pela Gol de a??es preferenciais de uma classe atualmente existente e de uma nova classe de a??es preferenciais resgat?veis pela Gol, em favor dos acionistas da Smiles. O resgates das a??es PN especiais ser? feito em dinheiro, e o valor da transa??o n?o foi anunciado.
Somente em uma segunda etapa a Gol pretende migrar para o Novo Mercado. A ideia ? ter apenas uma classe de a??es com direito a voto negociada na B3 na Bolsa de Nova York mediante programa de American Depositary Share (ADS).
A Gol disse que se a reorganiza??o n?o for aprovada, poder? buscar outras alternativas para incorporar a Smiles, incluindo uma oferta p?blica de aquisi??o (OPA).
Mas o presidente-executivo, Paulo Kakinoff, disse na teleconfer?ncia que espera que tal passo n?o seja necess?rio. 'Quero deixar muito claro que a oferta p?blica n?o ? nossa meta.'
A Gol acrescentou que os contratos operacionais entre a companhia a?rea e a empresa do programa de fidelidade n?o ser?o renovados em 2032.
Se as transa??es da Gol e da Latam forem conclu?das, n?o haver? empresas do programa de fidelidade listadas na bolsa de valores do Brasil.
No in?cio de setembro, a TAM Linhas a?reas, subsidi?ria integral da Latam Airlines, decidiu fechar o capital da sua operadora de programa de fidelidade Multiplus, por meio de uma OPA.
Escrito por Redação
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