Ações da Gol recuam cerca de 6% após acordo entre Delta e Latam
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Por Paula Arend Laier
S?O PAULO (Reuters) - As a??es da Gol chegaram a recuar quase 7% nesta sexta-feira, ap?s decis?o da Delta Air Lines de comprar participa??o de 20% na chilena Latam Airlines e, assim, vender sua fatia de longa data na companhia a?rea brasileira.
O acordo, no qual a Delta pagar? 1,9 bilh?o de d?lares, marca o maior investimento da companhia a?rea norte-americana desde sua fus?o com a Northwest Airlines, uma d?cada atr?s.
Por volta de 11:12, as preferenciais da Gol cediam 6,46%, a 32 reais, maior queda do Ibovespa, que perdia 0,2%. Na m?nima at? o momento, os pap?is foram negociados a 31,88 reais.
'A Delta vendendo potencialmente sua participa??o (na Gol) pode ser um 'overhang' para as a??es, sem mencionar que implica uma pior proposta de valor internacional para os clientes da Gol, assumindo que o acordo bilateral de codeshare entre a Gol e a Delta ser? cancelado', afirmam analistas do Credit Suisse.
Do ponto de vista operacional, contudo, Felipe Vinagre e equipe ressaltam em relat?rio a clientes que a parceria estrat?gica entre as duas empresas n?o tem sido relevante para as receitas da Gol, de modo que o impacto financeiro n?o deve ser relevante.
Os analistas chamam a aten??o ainda para o fato relevante publicado pela Delta, destacando as informa??es de que a transa??o melhorar? a gera??o de fluxo de caixa livre da Latam, reduzir? a d?vida prevista em mais de 2 bilh?es de d?lares at? 2025 e melhorar? a sua estrutura de capital.
Em Santiago, as a??es da Latam disparavam cerca de 30%.
'Embora n?o esteja claro para n?s como essas metas ser?o alcan?adas, poderemos ver um concorrente mais fortalecido da Gol e Azul no mercado brasileiro como resultado dessa transa??o', afirmou a equipe do Credit Suisse, lembrando que a Delta teve um papel fundamental no processo de recupera??o da Gol.
As a??es da Azul ca?am 1,82%, a 48,93 reais, tamb?m entre as maiores quedas do Ibovespa.
O Credit Suisse tem recomenda??o 'neutra' para as a??es da Gol, com pre?o-alvo de 30 reais.
At? a v?spera, antes do an?ncio da Delta, as preferenciais da Gol acumulavam alta de 36% em 2019.
Apesar do risco de um excesso de a??es no mercado (overhang), analistas do Bradesco BBI n?o veem grande impacto na Gol, uma vez que a companhia j? mudou seus neg?cios e a Delta contribui com 0,3% da sua receita.
'Entretanto, acreditamos que a mudan?a ? negativa para a Smiles, pois o acordo de codeshare com a Delta Air Lines pode se tornar um contrato entre linhas, o que pode afetar a competitividade e a lucratividade de seus bilhetes resgatados para os Estados Unidos', afirmam Victor Mizusaki e equipe.
As a??es da Smiles, controlada pela Gol, mostravam decl?nio de 3,27%, a 38,20 reais.
Em relat?rio a clientes, o Bradesco BBI afirma que a Gol precisaria assinar um novo contrato de codeshare com a American Airlines para reduzir esse risco ao seu programa de fidelidade.
'Al?m disso, a Gol emitiu um empr?stimo a prazo de 1,2 bilh?o de reais com vencimento em agosto de 2020 com garantia da Delta Air Lines. A Gol pode refinanciar essa d?vida no pr?ximo ano, mas diminui a capacidade da Gol de propor uma transa??o em dinheiro e a??es para deslistar a Smiles', acrescentaram.
O Bradesco BBI tem recomenda??o 'outperform' para Gol, com pre?o-alvo de 55 reais. Para Smiles, o rating ? 'neutro', com pre?o-alvo de 57 reais.
Escrito por Redação
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