Avião da Lion Air que caiu na Indonésia 'não tinha condições de voo' na penúltima viagem, diz investigação
Publicada em
Por Cindy Silviana e Fergus Jensen
JACARTA (Reuters) - Um avi?o da Lion Air que caiu no mar no litoral da Indon?sia no m?s passado n?o tinha condi??es de voo em sua pen?ltima viagem, quando os pilotos tiveram problemas semelhantes ?queles da ?ltima e fat?dica viagem da aeronave, disseram investigadores nesta quarta-feira.
Em um relat?rio preliminar, o Comit? de Seguran?a nos Transportes da Indon?sia (KNKT) se concentrou nas pr?ticas de manuten??o e no treinamento de pilotos da empresa a?rea e em um sistema antipane da Boeing, mas n?o informou a causa do acidente de 29 de outubro, que matou todas as 189 pessoas a bordo.
Nurcahyo Utomo, investigador do KNKT, disse que a ag?ncia n?o determinou se o sistema antipane, que n?o ? explicado aos pilotos em manuais, foi um fator que contribuiu para a queda.
'Ainda n?o sabemos se ele contribuiu ou n?o', disse ele em resposta a uma pergunta. '? cedo demais para concluir'.
O relat?rio revelou novos detalhes dos esfor?os dos pilotos para estabilizar o avi?o 737 MAX enquanto relatavam um 'problema no controle de voo', incluindo as ?ltimas palavras do capit?o a uma torre de controle de tr?fego a?reo pedindo libera??o para subir a cinco mil p?s.
O contato com o avi?o foi perdido 13 minutos depois de sua decolagem da capital Jacarta rumo ? cidade mineradora de Pangkal Pinang, no norte do pa?s.
Informa??es recuperadas do gravador de dados de voo mostraram que o vibrador de manche estava causando vibra??es nos controles do capit?o para alertar para uma pane durante a maior parte do voo.
O capit?o estava usando os controles para elevar o nariz do avi?o, mas um sistema antipane autom?tico o estava empurrando para baixo.
'Ela distrai e irrita muito', disse Peter Lemme, ex-engenheiro de controle de voo da Boeing, a respeito da ativa??o do vibrador de manche.?'N?o ? algo que voc?, como piloto, quer que aconte?a nunca'.
Pilotos que usaram o mesmo avi?o um dia antes relataram um problema semelhante quando iam de Denpasar, em Bali, a Jacarta, mas usaram comandos para desligar o sistema e recorreram a controles manuais para voar e estabilizar a aeronave, disse o KNKT.
'O voo de Denpasar a Jacarta teve uma ativa??o do vibrador de manche durante a rota??o da decolagem e ele continuou ativo durante o voo', disse o comit?. 'Esta condi??o ? considerada impr?pria para o voo e a viagem deveria ter sido interrompida'.
A Boeing, que disse que procedimentos para evitar que o sistema antipane seja ativado por acidente j? estavam funcionando, disse que os pilotos da pen?ltima viagem usaram a manobra, mas ressaltaram que o relat?rio n?o disse se os pilotos do voo fatal o fizeram.
(Reportagem adicional de Tim Hepher, em Paris; David Shepardson, em Washington; Tracy Rucinski, em Chicago; Eric M. Johnson, em Seattle; e Gayatri Suroyo, em Jacarta)
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO