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Azul anuncia saída da Abear, na esteira da disputa por slots da ponte aérea

Azul anuncia saída da Abear, na esteira da disputa por slots da ponte aérea

Redação

01/05/2019

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EMPRESAS-AZUL-ABEAR:Azul anuncia saída da Abear, na esteira da disputa por slots da ponte aérea - Imagem: Reuters

Atualizada em  01/05/2019

Por Aluisio Alves

S?O PAULO (Reuters) - A Azul anunciou nesta quarta-feira a sa?da da Associa??o Brasileira das Empresas A?reas (Abear), que representa o setor no pa?s, ap?s um embate entre a companhia e as rivais Gol e Latam Airlines pela Avianca Brasil, que est? em recupera??o judicial.

'Entendemos que nosso di?logo com a sociedade civil, autoridades, ?rg?os competentes e demais stakeholders deve ser feito diretamente pela companhia', afirmou em nota o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, sem dar mais detalhes.

Em nota, a Abear agradeceu a Azul por ter ajudado a criar e ter feito parte da entidade e que seguir? defendendo 'um ambiente de coopera??o empresarial e respeitando ? competi??o'.

Uma fonte com conhecimento do assunto disse ? Reuters que o estopim para o racha da Azul com Gol e Latam foi a disputa pelos slots (autoriza??es de voos) no aeroporto de Congonhas (SP).

No m?s passado, Rodgerson acusou Gol e Latam de agirem para evitar a concorr?ncia na ponte a?rea S?o Paulo-Rio de Janeiro.

Em mar?o, a Azul anunciou acordo n?o vinculante de 105 milh?es de d?lares para comprar ativos da Avianca Brasil, incluindo slots em aeroportos e contratos de leasing de avi?es da rival, que est? em recupera??o judicial desde dezembro.

Semanas depois, Gol e Latam ofertaram pelo menos 70 milh?es de d?lares cada por alguns ativos da Avianca Brasil, num acordo aprovado por credores da companhia.

Na pr?tica, o movimento de ambas barrou a tentativa da Azul de obter o ativo mais cobi?ado da Avianca Brasil, 20 pares de slots - nome da licen?a que uma companhia a?rea recebe para poder decolar e pousar num aeroporto- em Congonhas.

Isso permitiria que a companhia tivesse v?rias rotas di?rias entre Rio de Janeiro e S?o Paulo, condi??o tida como necess?ria para poder competir em condi??es de igualdade com as rivais.

'O movimento de Gol e Latam garante um duop?lio na rota mais rent?vel das Am?ricas', disse a fonte sob condi??o de anonimato.

Ap?s ter devolvido dezenas de aeronaves para empresas de leasing, a Avianca Brasil ficou com apenas 5 avi?es e operando em s? quatro aeroportos, incluindo justamente Santos Dumont (RJ) e Congonhas, al?m de Salvador (BA) e Bras?lia (DF).

Para a fonte ouvida, se a Avianca Brasil mesmo assim n?o conseguir sobreviver, a tend?ncia seria que a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) distribu?sse seus slots da ponte a?rea entre Gol, Latam e Azul. Mas isso n?o seria suficiente para a ?ltima poder operar a rota de forma competitiva.

Sem conseguir resolver a situa??o com mecanismos de mercado, a diretoria da Azul passou a negociar caminhos em contato direto com fontes do governo, incluindo em conversas com o ministro da Infraestrutura, Tarc?sio Gomes de Freitas.

O objetivo ? tentar aproveitar o interesse do governo do presidente Jair Bolsonaro de elevar a competitividade em v?rios setores da economia e encontrar caminhos que forcem a abertura da ponte a?rea para mais concorrentes. Por enquanto, n?o houve avan?os nesse sentido.

Redação

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