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Azul vai mais que duplicar presença em Congonhas após acordo com slots da Avianca Brasil

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S?O PAULO (Reuters) - A companhia a?rea Azul, terceira maior do pa?s, anunciou nesta segunda-feira um acordo para aquisi??o de ativos da Avianca Brasil no valor de 105 milh?es de d?lares, que, segundo uma fonte pr?xima da empresa, deve incluir todos os slots nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) e cerca de metade deles em Guarulhos (SP).

O acordo n?o vinculante, no valor de 105 milh?es de d?lares, vai elevar os slots da Azul em Congonhas, um dos aeroportos mais movimentados do pa?s, de 13 para 34, se aprovado por autoridades regulat?rias e de defesa da concorr?ncia. Atualmente, Gol e Latam possuem cerca de 130 slots cada uma em Congonhas, disse a fonte.

As a??es da Azul fecharam em alta de 6,45 por cento na bolsa, enquanto o Ibovespa subiu 2,79 por cento.

A Azul afirmou que o entendimento, que ocorre em meio ao plano de recupera??o judicial da Avianca Brasil, inclui 70 slots (espa?os para pousos e decolagens) nos tr?s aeroportos. Envolve tamb?m 30 Airbus A320 que ser?o alvo de novos contratos de arrendamento pela Azul, afirmou a fonte, que estimou que o acordo com a rival abrange cerca de 60 por cento das opera??es da Avianca Brasil.

A aquisi??o proposta ser? feita por um mecanismo chamado Unidade Produtiva Isolada (UPI) e o neg?cio inclui certificado de operador a?reo da Avianca Brasil, quarta maior companhia a?rea do pa?s, que possui frota de 48 avi?es.

Horas depois do an?ncio, a Avianca Brasil afirmou que nenhuma venda foi concretizada e que o n?mero exato de aeronaves e de slots que ir? compor a nova empresa ainda seria definido.

Mais tarde, em outro comunicado, a empresa afirmou que o objetivo conjunto da UPI ? para ter 'aproximadamente 30 aeronaves Airbus 320 e 70 pares de slots'.

No primeiro comunicado, a Avianca Brasil afirmara tamb?m que o acordo com a Azul prev? investimento pr?vio para que possa manter sua opera??o at? o leil?o de venda da UPI, que ser? agendado pela 1? Vara de Fal?ncias e Recupera??es Judiciais de S?o Paulo. O valor do investimento n?o foi revelado.

Segundo fontes pr?ximas do assunto, o investimento da Azul, inclu?do no valor da transa??o, ser? de cerca 40 milh?es de d?lares, a ser pago para bancar as opera??es da Avianca Brasil at? abril.

A Azul, que enviou comunicado ao mercado sobre a transa??o, est? em per?odo de sil?ncio, antes da divulga??o de seus resultados de 2018, previstos para quinta-feira.

'Destacamos que o acordo ? n?o vinculante e que o processo de aquisi??o da UPI est? sujeito a uma s?rie de condi??es como a conclus?o de um processo de dilig?ncia, a aprova??o de ?rg?os reguladores e credores, assim como a conclus?o do processo de recupera??o judicial. A expectativa ? que esse processo dure at? tr?s meses', afirmou a Azul no comunicado.

Segundo a fonte, o valor proposto para o neg?cio 'nasce da rentabilidade que a empresa pode ter com a opera??o'. A Azul ficar? com o pessoal da Avianca Brasil que j? est? encarregado pelas opera??es dos slots envolvidos na transa??o, afirmou a fonte.

'S?o slots que a empresa (Azul) n?o conseguiria ter sozinha. Sobre o restante da opera??o da Avianca, se a Azul quiser aumentar ela poder? fazer sozinha fora deste locais', disse a fonte referindo-se aos tr?s aeroportos.

A Avianca Brasil pediu recupera??o judicial em dezembro e contratou em janeiro a consultoria Galeazzi & Associados para ajudar a encontrar recursos e eventualmente um comprador. Os principais credores da companhia a?rea s?o as empresas de leasing de avi?es Aircastle e GE Capital Aviation Services.

Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para firmas de leasing quintuplicaram para 415 milh?es de reais, de acordo com as demonstra??es financeiras da empresa.

Em dezembro, o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, havia comentado que a empresa n?o tinha at? ent?o nenhum plano para uma oferta pela Avianca Brasil.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Marcelo Rochabrun; edi??o Gabriela Mello)

Escrito por Redação

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