Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil terá aumento de 2% moagem de cana em 19/20, mas teor de açúcar cairá, diz FCStone

Brasil terá aumento de 2% moagem de cana em 19/20, mas teor de açúcar cairá, diz FCStone

Redação

16/08/2019

Placeholder - loading - REUTERS/Marcelo Rodrigues Teixeira
REUTERS/Marcelo Rodrigues Teixeira

Atualizada em  16/08/2019

Por Roberto Samora

S?O PAULO (Reuters) - A moagem de cana do Brasil dever? aumentar 2% na temporada 2019/20, para 633,6 milh?es de toneladas, estimou INTL FCStone, em momento em que a colheita no Nordeste/Norte est? prestes a come?ar, com um ligeiro atraso devido a mais chuvas ocorridas este ano.

A FCStone, em sua primeira estimativa para a safra do Norte/Nordeste, apontou um aumento de quase 5% na moagem de cana da ?rea, para 50,3 milh?es de toneladas em 2019/20, de acordo com informa??o antecipada ? Reuters.

Mas nem uma melhora na safra nordestina impulsionar? o panorama para a produ??o de a??car do Brasil, maior exportador global, j? que o pa?s tem destinado volumes recordes da mat?ria-prima para a produ??o de etanol e dever? colher uma safra com redu??o de quase 2% no A??car Total Recuper?vel (ATR), para 135 kg por tonelada de cana.

A produ??o brasileira de a??car foi projetada em 28,7 milh?es de toneladas na safra 2019/20, queda de 1% ante ciclo anterior, segundo a FCStone, que estima aumento de 3,4% na fabrica??o do ado?ante no Nordeste, para 2,63 milh?es de toneladas.

'No geral, vai ter aumento da moagem de cana, com uma redu??o geral do ATR. Essa tend?ncia de aumento da moagem e redu??o de ATR ? vista nas duas regi?es (centro-sul e Norte/Nordeste), assim como redu??o no mix a?ucareiro vemos nas duas regi?es', afirmou ? Reuters o analista Jo?o Paulo Botelho.

O total de cana destinada ao a??car cair? para 35,3% no Brasil, ante 35,7% na safra anterior. O restante da mat?ria-prima vai para o etanol.

Segundo o ele, o ATR est? reduzido principalmente pelo clima mais ?mido. 'No centro-sul, tivemos tamb?m chuvas que se estenderam at? junho, o clima chuvoso aumenta o peso da cana, mas reduz o que pode tirar de a??car', destacou.

J? a produ??o de etanol do Brasil, que tem remunerado mais os produtores do que a??car, dever? aumentar 1,78% para 33,75 bilh?es de litros, incluindo 1,1 bilh?o de litros do combust?vel feito a partir de milho, este com alta de mais de 40% na compara??o anual, ? medida que o biocombust?vel do cereal come?a a ganhar import?ncia no pa?s.

Sem o etanol de milho, a produ??o do combust?vel no pa?s cresceria apenas 0,9%.

J? a produ??o de etanol do Norte/Nordeste do Brasil foi estimada em 2,25 bilh?es de litros, aumento de 4,1% ante a temporada passada, apontou a FCStone. As regi?es ao norte do pa?s n?o fazem o produto ? base de milho.

IMPORTA??O

Uma maior produ??o de etanol no Norte/Nordeste ? importante porque as regi?es s?o importadoras do biocombust?vel, especialmente dos Estados Unidos.

Mas o analista destacou que as importa??es da regi?o v?o depender tamb?m de uma decis?o do governo brasileiro sobre uma cota livre de tarifa de importa??o, que ? v?lida at? o final do m?s.

O Brasil permite atualmente que 600 milh?es de litros por ano de etanol entrem no pa?s sem tarifas, mas a regra expira no fim deste m?s. Se n?o for renovada, as importa??es futuras estar?o sujeitas a um imposto de 20%.

'Fizemos a estimativa considerando a situa??o atual, se tiver uma mudan?a no cen?rio regulat?rio, a? teria um impacto muito mais definido pela decis?o do governo... Se o governo come?ar a tarifar toda a importa??o, vai ter menor entrada desse produto', disse o analista.

Ele lembrou que Par?, Amazonas, Maranh?o e Cear? s?o mercados que dependem bastante do etanol anidro importado. 'Com certeza ter? redu??o na entrada, ter? aumento na demanda pelo produto dos Nordeste, e haver? maior direcionamento para etanol anidro no Nordeste.'

Ele citou ainda que a demanda ser? determinante para a regi?o. 'Dependendo de qu?o forte for a rea??o dos consumidores, isso vai ser determinante para ver quanto vai importar, se os consumidores mantiverem o n?vel elevado de demanda, veremos um mercado de etanol bem mais apertado, e isso pode estimular um aumento das importa??es pelo Nordeste, mesmo com aumento de produ??o.'

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.