Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chega de hambúrguer e refrigerante? Preocupação ambiental atinge venda de carne e bebidas

Placeholder - loading - Tronco de árvore em chamas em área utilizada por pecuaristas em Apuí, no Amazonas 03/09/2019 REUTERS/Bruno Kelly
Tronco de árvore em chamas em área utilizada por pecuaristas em Apuí, no Amazonas 03/09/2019 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

BERLIM (Reuters) - Consumidores preocupados com o meio ambiente est?o reduzindo gastos com carne e bebidas engarrafadas e tentando diminuir os res?duos pl?sticos, uma tend?ncia que deve se acelerar ? medida que cresce a preocupa??o com o clima, mostrou uma pesquisa global nesta ter?a-feira.

Cerca de um ter?o das pessoas entrevistadas em 24 pa?ses da Europa, Am?rica Latina e ?sia est? alarmada a respeito do meio ambiente, e metade delas --16% do total global-- est? adotando a??es para reduzir seu impacto pessoal.

'J? estamos vendo pequenas redu??es nos gastos com carne, bebidas engarrafadas e categorias como len?os umedecidos', disse a empresa de dados anal?ticos Kantar em um relat?rio sobre a pesquisa.

'? medida que os mercados enriquecem, o foco em quest?es de ambientalismo e de pl?sticos cresce. No futuro, podemos esperar ver a parcela de consumidores 'ecoativos' aumentar em pa?ses com um Produto Interno Bruto (PIB) crescente', acrescentou.

A pesquisa com mais de 65 mil pessoas indicou que os consumidores da Europa ocidental s?o os mais inclinados a tentar reduzir seu impacto ambiental, e que a maioria da popula??o da Am?rica Latina e da ?sia tem pouco ou nenhum interesse no assunto.

O Chile ? a exce??o latino-americana e o pa?s com mais consumidores ecologicamente engajados do mundo -- 37% dos entrevistados est?o tentando realizar mudan?as pr?ticas.

?ustria e Alemanha s?o as pr?ximas em termos de consumidores conscientes, e o Reino Unido n?o fica muito atr?s, disse a Kantar, prevendo que as vendas de carne fresca no pa?s podem recuar at? 4% nos pr?ximos dois anos se o ambientalismo continuar se disseminando.

'Nosso estudo mostra que existe uma demanda alta por produtos ecol?gicos que t?m pre?os competitivos e est?o amplamente dispon?veis'.

No m?s passado, o Painel Intergovernamental sobre Mudan?as Clim?ticas das Na??es Unidas (IPCC) disse que o consumo mundial de carne precisa cair para conter o aquecimento global, e que alimentos de origem vegetal podem contribuir para a redu??o das emiss?es de di?xido de carbono.

Houve uma explos?o de empresas que oferecem alternativas ? carne, como a californiana Beyond Meat e a Impossible Foods, e gigantes do setor aliment?cio, como a Nestl?, tamb?m est?o lan?ando hamb?rgueres de vegetais.

A Kantar disse que 48% dos consumidores querem que as empresas de bens ao consumidor fa?am mais para cortar os res?duos pl?sticos, e observou que dezenas delas, como Nestl?, Coca-Cola, Unilever, Walmart e Carrefour, firmaram um compromisso de tornar suas embalagens reutiliz?veis, recicl?veis ou compost?veis at? 2025.

(Por Emma Thomasson)

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chega de hamburguer e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.