Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chega de hambúrguer e refrigerante? Preocupação ambiental atinge venda de carne e bebidas

Chega de hambúrguer e refrigerante? Preocupação ambiental atinge venda de carne e bebidas

Redação

10/09/2019

Placeholder - loading - Tronco de árvore em chamas em área utilizada por pecuaristas em Apuí, no Amazonas 03/09/2019 REUTERS/Bruno Kelly
Tronco de árvore em chamas em área utilizada por pecuaristas em Apuí, no Amazonas 03/09/2019 REUTERS/Bruno Kelly

BERLIM (Reuters) - Consumidores preocupados com o meio ambiente est?o reduzindo gastos com carne e bebidas engarrafadas e tentando diminuir os res?duos pl?sticos, uma tend?ncia que deve se acelerar ? medida que cresce a preocupa??o com o clima, mostrou uma pesquisa global nesta ter?a-feira.

Cerca de um ter?o das pessoas entrevistadas em 24 pa?ses da Europa, Am?rica Latina e ?sia est? alarmada a respeito do meio ambiente, e metade delas --16% do total global-- est? adotando a??es para reduzir seu impacto pessoal.

'J? estamos vendo pequenas redu??es nos gastos com carne, bebidas engarrafadas e categorias como len?os umedecidos', disse a empresa de dados anal?ticos Kantar em um relat?rio sobre a pesquisa.

'? medida que os mercados enriquecem, o foco em quest?es de ambientalismo e de pl?sticos cresce. No futuro, podemos esperar ver a parcela de consumidores 'ecoativos' aumentar em pa?ses com um Produto Interno Bruto (PIB) crescente', acrescentou.

A pesquisa com mais de 65 mil pessoas indicou que os consumidores da Europa ocidental s?o os mais inclinados a tentar reduzir seu impacto ambiental, e que a maioria da popula??o da Am?rica Latina e da ?sia tem pouco ou nenhum interesse no assunto.

O Chile ? a exce??o latino-americana e o pa?s com mais consumidores ecologicamente engajados do mundo -- 37% dos entrevistados est?o tentando realizar mudan?as pr?ticas.

?ustria e Alemanha s?o as pr?ximas em termos de consumidores conscientes, e o Reino Unido n?o fica muito atr?s, disse a Kantar, prevendo que as vendas de carne fresca no pa?s podem recuar at? 4% nos pr?ximos dois anos se o ambientalismo continuar se disseminando.

'Nosso estudo mostra que existe uma demanda alta por produtos ecol?gicos que t?m pre?os competitivos e est?o amplamente dispon?veis'.

No m?s passado, o Painel Intergovernamental sobre Mudan?as Clim?ticas das Na??es Unidas (IPCC) disse que o consumo mundial de carne precisa cair para conter o aquecimento global, e que alimentos de origem vegetal podem contribuir para a redu??o das emiss?es de di?xido de carbono.

Houve uma explos?o de empresas que oferecem alternativas ? carne, como a californiana Beyond Meat e a Impossible Foods, e gigantes do setor aliment?cio, como a Nestl?, tamb?m est?o lan?ando hamb?rgueres de vegetais.

A Kantar disse que 48% dos consumidores querem que as empresas de bens ao consumidor fa?am mais para cortar os res?duos pl?sticos, e observou que dezenas delas, como Nestl?, Coca-Cola, Unilever, Walmart e Carrefour, firmaram um compromisso de tornar suas embalagens reutiliz?veis, recicl?veis ou compost?veis at? 2025.

(Por Emma Thomasson)

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.