Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vendas no varejo do Brasil terminam 2019 com alta pelo 3º ano, mas perdem força

Placeholder - loading - Mulher faz compras em loja no centro de São Paulo 08/06/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Mulher faz compras em loja no centro de São Paulo 08/06/2018 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/S?O PAULO (Reuters) - O varejo brasileiro terminou 2019 com crescimento pelo terceiro ano seguido, mesmo depois de as vendas arrefecerem em dezembro, interrompendo sete meses seguidos de alta.

O aumento das vendas no ano passado, por?m, foi o mais fraco do tri?nio, em um reflexo da fraqueza em supermercados, principalmente nos ?ltimos meses.

Em dezembro, o volume de vendas no varejo caiu 0,1% na compara??o com novembro, primeira queda na base mensal desde maio.

Em rela??o a dezembro de 2018, as vendas tiveram avan?o de 2,6%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) nesta quarta-feira.

Os resultados foram mais fracos do que as expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 0,2% na compara??o mensal e de 3,5% sobre um ano antes.

Com isso, as vendas varejistas encerraram 2019 com ganho de 1,8%, o ritmo mais fraco em tr?s anos seguidos de altas --2,3% em 2018 e 2,1% em 2017.

Apesar de ter acumulado ganhos de 6,3% nesses tr?s anos, esse resultado n?o ? suficiente para compensar as perdas de 10,2% vistas em 2015 e 2016, segundo o IBGE.

O varejo foi mostrando impulso ao longo de 2019, mas perdeu for?a no final do ano. Come?ou com estabilidade no primeiro trimestre e cresceu 0,2% no segundo e 1,6% no terceiro. Mas desacelerou o ritmo nos ?ltimos tr?s meses do ano, com alta de 1,2%.

O movimento reflete um ambiente mais prop?cio ao consumo com infla??o baixa, melhora da atividade econ?mica e mais pessoas no mercado de trabalho, embora o ritmo ainda deva ganhar mais for?a.

'O crescimento de 2019 foi localizado no segundo semestre do ano, mais particularmente no ?ltimo quadrimestre, puxado por melhora no cr?dito, libera??o do FGTS e aumento da popula??o ocupada', explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

SUPERMERCADOS

O IBGE explicou que, em 2019, sete das oito atividades analisadas tiveram resultados positivos. A ?nica queda foi apresentada por Livros, jornais, revista e papelaria, de 20,7%.

Entre as altas, o destaque foi Artigos farmac?uticos, m?dicos e de perfumaria, com ganho de 6,8% sobre 2018. Outros artigos de uso pessoal e dom?stico tiveram aumento das vendas de 6,0%, enquanto M?veis e eletrodom?sticos subiram 3,6%.

As vendas de Supermercados, produtos aliment?cios, bebidas e fumo, com importante peso sobre o bolso do consumidor, aumentaram apenas 0,4%.

'O com?rcio perdeu for?a em 2019 por conta do setor de super e hipermercados. A alta do com?rcio poderia ter sido maior se o desempenho (desse setor) fosse melhor', explicou a gerente do IBGE.

Em dezembro ante novembro, as quedas mais significativas aconteceram em Supermercados (-1,2%), Artigos farmac?uticos(-2,0%) e Tecidos, vestu?rio e cal?ados (-1,0%). Apenas dois setores tiveram aumento nas vendas no per?odo: M?veis e eletrodom?sticos (3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (11,6%).

'O fim do ano foi marcado por uma press?o de alta das carnes, e muitas pessoas buscaram prote?nas e produtos alternativos. Isso acaba por impactar a receita dos supermercados', completou Nunes.

No varejo ampliado, que inclui ve?culos e material de constru??o, as vendas ca?ram 0,8% em dezembro na compara??o com novembro, mas encerraram 2019 com aumento de 3,9%. Ve?culos e motos, partes e pe?as tiveram alta de 10% nas vendas no ano passado, enquanto as de Material de constru??o subiram 4,3%.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. correcao vendas no varejo do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.