Donos de navios-tanque enfrentam dor de cabeça com seguros por novas tensões no Oriente Médio
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Por Jessica Jaganathan e Koustav Samanta
CINGAPURA (Reuters) - Mesmo que os Estados Unidos e o Ir? pare?am indicar um desejo de evitar mais conflitos, os armadores de navios de petr?leo e g?s est?o se preparando para pagar um pre?o pela guerra de palavras que culminaram em ataques de foguetes no Iraque na ?ltima semana, com contas de seguro mais altas.
De acordo com fontes do setor, os pagamentos conhecidos como pr?mios de risco de guerra para os navios-tanque que passam pelo Estreito de Ormuz podem aumentar significativamente, adicionando centenas de milhares de d?lares aos custos de remessa em alguns casos, que ser?o repassados ??aos compradores de combust?vel -- principalmente na ?sia.
Cerca de 20% do suprimento mundial de petr?leo e um quarto do suprimento global de g?s natural liquefeito (GNL) s?o transportados em navios-tanque pelo Estreito de Ormuz, uma passagem estreita entre o Golfo e o Oceano ?ndico. A Ar?bia Saudita ? o maior exportador de petr?leo do mundo, enquanto o Catar ? o maior exportador de GNL.
'Estamos obviamente preocupados com a tens?o em torno da ?rea mais ampla (do Golfo)', disse Svein A Ringbakken, diretor da seguradora norueguesa Den Norske Krigsforsikring para Skib (DNK) ? Reuters. 'Os tr?nsitos de navios nessas ?reas j? est?o h? algum tempo sujeitos a pr?mios adicionais de seguro contra riscos de guerra que podem aumentar ? luz dos desenvolvimentos recentes'.
Os armadores pagam uma cobertura anual de seguro de risco de guerra, al?m de um pr?mio adicional de ?viola??o? ao entrar em ?reas de alto risco. Esses pr?mios separados s?o calculados de acordo com o valor do navio, ou casco, por um per?odo de sete dias.
As seguradoras de navios cotaram a taxa de viola??o por 7 dias em cerca de 0,35% dos custos de seguro, acima dos 0,15% em dezembro, disse um corretor de navios de Londres.
Um corretor de GNL de Cingapura calculou os custos extras como significativos. 'Dependendo do tipo de navio, isso adiciona cerca de 150.000 a 200.000 d?lares (aos custos gerais) por viagem'.
Outros no setor de transporte mar?timo est?o menos preocupados com encargos financeiros extras, dizendo que os pre?os atuais dos riscos do Golfo j? consideraram o potencial de outro ataque ao transporte mar?timo de mercadorias e, portanto, podem n?o mudar -- a menos que a situa??o piore.
'Para os mercados de GNL, as crescentes tens?es no Oriente M?dio significam que todos os olhos estar?o em qualquer risco de atravessar o Estreito de Ormuz', disse Saul Kavonic, analista do Credit Suisse.
'Um fechamento prolongado do Estreito de Ormuz pode fazer os pre?os spot de GNL dispararem e surgir um cen?rio de destrui??o da demanda, virando o atual mercado de GNL macio', disse ele. Os pre?os spot de GNL na ?sia, que atualmente est?o no seu n?vel mais baixo nesta ?poca do ano.
(Por Jessica Jaganathan, Koustav Samanta e Shu Zhang em Cingapura e Jonathan Saul em Londres)
Escrito por Reuters
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