Empresa de leasing pode retomar 20% da frota de aviões da Avianca Brasil, diz fonte
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Por Marcelo Rochabrun
SAO PAULO (Reuters) - A empresa de leasing Aircastle deve retomar 10 jatos da Avianca Brasil, quarta maior companhia a?rea do pa?s, ap?s uma audi?ncia do processo de recupera??o judicial na segunda-feira, disse uma fonte familiarizada com o assunto, potencialmente comprometendo os voos de milhares de passageiros.
Os 10 avi?es Airbus A320 representam mais de 20 por cento da frota atual da Avianca Brasil, de acordo com dados fornecidos pela ag?ncia reguladora de avia??o, Anac, o que levanta d?vidas sobre a capacidade da companhia a?rea de cumprir o cronograma de voos.
E a companhia a?rea pode perder mais avi?es no futuro. A GE Capital Aviation Services e uma subsidi?ria est?o buscando retomar 12 Airbus A320 da Avianca Brasil, de acordo com James Luton, um porta-voz da GE.
Ap?s inicialmente recusar-se a comentar o assunto, a Avianca Brasil enviou comunicado dizendo que 'repudia o conte?do especulativo' da reportagem da Reuters, sem refutar qualquer informa??o espec?fica. A companhia a?rea acrescentou que 'segue operando normalmente' e que transportou mais de 1 milh?o de passageiros em 9 mil voos desde 1? de dezembro.
Quando pediu recupera??o judicial no m?s passado, a Avianca Brasil admitiu a poss?vel perda de 14 avi?es, que segundo ela afetaria 77 mil passageiros em um per?odo de tr?s semanas.
A companhia a?rea entrou com pedido de recupera??o judicial no m?s passado, ap?s anos de crescentes preju?zos e atrasos em pagamentos de aeronaves. O pedido de recupera??o, ao mesmo tempo em que protege os credores, n?o cobre arrendamentos, que s?o a fonte de toda a frota de 46 aeronaves da empresa.
Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves quintuplicaram para 415 milh?es de reais, de acordo com as demonstra??es financeiras da empresa.
Um juiz manteve a decis?o que teria permitido que a Aircastle recuperasse os avi?es no m?s passado. Essa decis?o, no entanto, expira na segunda-feira.Desde que essa decis?o foi tomada, disse a fonte, a Avianca Brasil n?o fez nenhuma proposta ? Aircastle que a permitisse manter os avi?es. A Avianca Brasil deve ? Aircastle mais de 30 milh?es de d?lares, acrescentou a fonte.
A fonte n?o quis ser identificada porque n?o estava autorizada a discutir o assunto publicamente.
O neg?cio ? importante para a Aircastle, uma vez que a Avianca Brasil ? seu maior cliente individual, representando cerca de 7 por cento de seu valor cont?bil, de acordo com as divulga??es financeiras da empresa de leasing. A Avianca Brasil ? separada da Avianca Holdings, com sede na Col?mbia. Mas elas s?o do mesmo dono, o empres?rio boliviano German Efromovich.
A United Continental Holdings concedeu ? empresa um empr?stimo de 500 milh?es de d?lares em novembro passado.?Nenhuma das partes revelou por que o empr?stimo ? necess?rio, mas Efromovich foi processado por n?o pagar suas d?vidas nos Estados Unidos e no Brasil nos ?ltimos anos.
Escrito por Redação
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