ENFOQUE-Como a Uber drenou lucro de montadoras de veículos no Brasil
Publicada em
Por Marcelo Rochabrun
S?O PAULO (Reuters) - Como muitos motoristas da Uber em S?o Paulo, Augusto Caio Pereira n?o ? dono do carro que dirige na cidade. Em vez disso, ele aluga o carro mais vendido do Brasil, o Onix, por 390 reais por semana da Localiza, maior locadora de ve?culos do pa?s.
'Eu falo normalmente que segunda e ter?a eu trabalho para pagar o custo do aluguel...e quarta, quinta e sexta s?o para mim', disse Pereira, de 23 anos. Ele foi demitido de um escrit?rio de advocacia alguns meses atr?s, juntando-se ao ex?rcito de 12 milh?es de desempregados do pa?s. Sem rendimentos, ele agora dirige em per?odo integral.
Assim como ele, dois ter?os dos 600 mil motoristas da Uber no Brasil n?o possuem os ve?culos que dirigem, disseram executivos da ind?stria de aluguel de carros em outubro. Esse n?mero ? um dos mais altos registrados pela Uber no mundo.
Acesso barato a carros novos est? acelerando o crescimento da Uber e de locadoras no Brasil, bem como elevando as vendas de ve?culos, que acumulam crescimento de 7% neste ano.
Mas o crescimento das vendas de ve?culos tamb?m mascara uma crise para as montadoras como General Motors: as margens est?o encolhendo, conforme as locadoras de ve?culos abocanham cada vez mais carros a pre?os descontados.
As vendas diretas, tamb?m conhecidas como vendas a frotistas, est?o em n?vel recorde atualmente, representando 46% de todos os emplacamentos no Brasil ante n?vel de 25% em 2012, segundo a associa??o de concession?rios de ve?culos, Fenabrave. J? as vendas no varejo, que carregam margens maiores, acumulam queda de cerca de 50% no per?odo.
'Como montadora, o que voc? v? ? que seus clientes est?o fazendo muito dinheiro com teu produto, e voc? n?o est? tendo lucro nenhum', disse Ricardo Bacellar,?l?der do setor automotivo na KPMG no Brasil. 'As vendas diretas?s?o um modelo insustent?vel no longo prazo.'
As dire??es das montadoras de Detroit de Wolfsburg est?o cientes do impacto corrosivo das vendas diretas. Desde 2015, montadoras com f?bricas no Brasil, incluindo GM e Volkswagen e Ford, receberam mais de 50 bilh?es de d?lares em subs?dios de suas matrizes, segundo dados do Banco Central. Este volume ? o triplo do recebido entre 2010 e 2014.
'As montadoras s? conseguiram manter as opera??es nos ?ltimos anos porque as matrizes concederam empr?stimos ou injetaram capital', disse o presidente da associa??o dos fabricantes de ve?culos, Anfavea, Luiz Carlos Moraes, este ano.
Enquanto isso, as tr?s principais locadoras de ve?culos do pa?s, Localiza, Movida e Unidas, registraram lucros recordes em todos os anos, menos um, desde 2015, segundo mostram suas demonstra??es de resultado.
Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Anfavea afirma que alternativas de transporte como as empresas de servi?os por aplicativos s?o a segunda raz?o, atr?s de problemas em finan?as pessoais, que desencorajam os brasileiros de comprar carros pr?prios.
A escala dos descontos oferecidos pelas montadoras ?s locadoras de ve?culos na venda de modelos novos ? mantida sob forte sigilo. Mas a m?dia de pre?os de todos os carros comprados pela Localiza este ano, incluindo SUVs, vans comerciais e carros de luxo, foi cerca de 640 d?lares menor que o pre?o do modelo mais barato do Onix, segundo n?meros da companhia.
As vendas diretas no Brasil superaram a marca de 1 milh?o de ve?culos pela primeira vez em 2018 e este ano j? atingiram o patamar de 1,1 milh?o.
Enquanto isso, a Localiza saiu de um n?vel de compra de 2% dos ve?culos leves do pa?s em 2012 para 10% este ano. Os motoristas de aplicativos s?o o segmento que mais cresce para a empresa.
VENDAS DESESPERADAS
Com o Brasil se recuperando lentamente da recess?o desde 2017, as montadoras t?m pouca op??o al?m de acompanharem a demanda gerada pelas locadoras e frotistas, disse Guido Vildozo, da empresa de pesquisa de mercado IHS Markit. 'Estas s?o vendas desesperadas.'
Em 2013, um ano antes da Uber chegar ao Brasil, apenas 6% das vendas do Onix eram destinadas a frotistas. Este ano a fatia atinge 40%.
Explicando porque a receita caiu em 2019 fora da Am?rica do Norte, a GM afirmou a investidores recentemente que um dos principais motivos foi um 'conjunto desfavor?vel de fatores, principalmente gerado por vendas maiores do Onix no Brasil'.
Em outubro, Caleb Varner, diretor de ve?culos da Uber para Am?rica Latina, falou a dezenas de executivos de pequenas locadoras durante uma confer?ncia do setor. Ele garantiu que a empresa vai trabalhar para trazer demanda nova para as locadoras.
'E com essa demanda voc?s conseguir?o crescer em?escala ...?comprando um n?mero de ve?culos maior, conseguindo desconto maior na montadora, e por a? vai', afirmou Varner na ocasi?o e se referindo a um 'c?rculo virtuoso' para a Uber as locadoras.
Representantes da Uber n?o se manifestaram sobre os coment?rios de Varner, embora a presidente-executiva da empresa no Brasil, Claudia Woods, afirmou ? Reuters que as locadoras de ve?culos s?o importantes parceiras da empresa.
Algumas montadoras, que oferecem carros de aluguel diretamente em mercados desenvolvidos h? anos, agora est?o experimentando a mesma estrat?gia no Brasil.
A Toyota, que tem menos vendas de frota do que a GM, est? 'investindo fortemente' em um neg?cio de aluguel no Brasil, informou a empresa. A CAOA do Brasil - que fabrica carros para Chery e Hyundai - anunciou na ter?a-feira que montaria seu pr?prio neg?cio de aluguel.
Com as vendas a frotistas no Brasil em tend?ncia de alta, segundo recente pesquisa da KPMG com executivos do setor de ve?culos, o dilema dever? se aprofundar. 'O modelo veio para ficar', disse o presidente-executivo da Localiza, Eugenio Mattar, ? Reuters.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO