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Entregas de jatos comerciais da Embraer caem 40% no 3ºtri, carteira de pedidos encolhe

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S?O PAULO (Reuters) - A Embraer informou nesta sexta-feira uma queda de 40 por cento nas entregas de aeronaves a companhias a?reas, al?m de um recuo de 27,7 por cento na carteira de pedidos firmes a entregar.

A companhia, que discute com a norte-americana Boeing a venda de sua divis?o de avia??o comercial, a principal da empresa, entregou 15 jatos comerciais de julho ao final de setembro ante 25 avi?es no mesmo per?odo de 2017.

As entregas de jatos executivos, por?m, cresceram de 20 para 24 unidades, embora as unidades deste segmento sejam de menor porte que os avi?es comerciais.

No acumulado do ano, a Embraer entregou at? o final de setembro 57 jatos comerciais e 55 aeronaves executivas ante 78 unidades na avia??o comercial e 59 na executiva no mesmo per?odo de 2017.

No terceiro trimestre, a Embraer acertou uma carta de inten??o envolvendo pedido firme feito pela Helvetic Airways que encomendou 12 jatos comerciais E190-E2 e direitos de compra de outras 12 aeronaves do modelo. A empresa tamb?m recebeu encomenda de 25 jatos E175 da United Airlines. A companhia 'continua trabalhando para converter em pedidos firmes a carta de inten??o para 100 unidades do E175 para a Republic Airways, com a expectativa de que uma parte significativa dessas aeronaves seja inclu?da no backlog at? o fim de 2018', afirmou a fabricante brasileira em comunicado ao mercado.

A carteira de pedidos firmes a entregar da Embraer encerrou setembro em 13,6 bilh?es de d?lares ante 18,8 bilh?es de d?lares divulgados no mesmo per?odo do ano passado. Segundo a companhia, 134 jatos foram retirados da carteira no terceiro trimestre por causa de d?vidas sobre encomenda de 100 avi?es E175-E2 feita pela norte-americana Skywest.

As incertezas sobre a encomenda da Skywest ocorrem por causa de discuss?es envolvendo altera??es da chamada 'cl?usula de escopo nos Estados Unidos para permitir que o E175-E2, que ? mais pesado que o E175 atual, seja operado por companhias a?reas regionais sob contratos de compra de capacidade junto a grandes linhas a?reas, afirmou a Embraer. 'A Skywest continua comprometida com o pedido', acrescentou a empresa.

Outros 24 avi?es retirados da carteira correspondem ao cancelamento de pedido feito pela norte-americana JetBlue, que decidiu em julho trocar os avi?es da fabricante brasileira por modelos produzidos pela Airbus.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Redação

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