Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ENTREVISTA-3corações vê salto em vendas em 2018 e grande safra de café no Brasil em 2019

Placeholder - loading - Imagem da noticia "ENTREVISTA-3corações vê salto em vendas em 2018 e grande safra de café no Brasil em 2019"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Roberto Samora

S?O PAULO (Reuters) - O grupo 3cora??es, l?der em vendas de caf? torrado & mo?do do Brasil, prev? uma safra abundante no pa?s no ano que vem, consumo crescente e projeta fortes investimentos no mercado brasileiro, onde seus neg?cios t?m crescido em ritmo de dois d?gitos ao ano, disse ? Reuters o presidente da companhia.

? frente de uma empresa que deve faturar quase 5 bilh?es de reais neste ano e de olho em um mercado de produtos de maior valor agregado, Pedro Lima fala com entusiasmo sobre iniciativas da 3cora??es para fomentar a produ??o de caf? de qualidade, que cada vez mais atrai consumidores. Mas ele tamb?m pensa no todo.

'Estamos nos caf?s diferenciados, caf?s em microlotes... para onde o consumidor for, vamos seguir', disse Lima, comentando que o interesse dos brasileiros por gr?os melhores foi ampliado com o aux?lio de um programa da associa??o da ind?stria brasileira de caf?, de aprimorar a qualidade de toda a produ??o.

Com 27 por cento do mercado de torrado & mo?do no Brasil, mais de 60 por cento no segmento de cappuccino e em segundo lugar em vendas no pa?s em sol?vel, atr?s da Nestl?, o grupo 3cora??es espera contar com uma grande safra brasileira no pr?ximo ano, at? para ajudar a companhia a atingir seus objetivos.

Segundo Lima, filho de Jo?o Alves de Lima, fundador da empresa que originou o grupo --hoje uma joint venture 50/50 com o israelense Strauss Group Ltd--, a safra de 2019 tem potencial de ser a maior de um ano de baixa do ciclo bianual do ar?bica.

'A nossa expectativa, de empresa verticalizada, com time de especialistas em todo o pa?s, ? de uma safra de 55 milh?es de sacas em 2019', disse Lima, o que seria uma queda de 5 milh?es de sacas ante o recorde deste ano.

Do total, a safra de caf? ar?bica do Brasil deve atingir, segundo Lima, 35 milh?es de sacas em 2019, ante cerca de 44 milh?es em 2018), enquanto a de caf? robusta deve crescer para 20 milh?es de sacas no pr?ximo ano, versus 16 milh?es de sacas em 2018, ? medida que ?reas produtoras consolidam uma recupera??o ap?s anos de seca.

'Talvez seja a maior safra de ano de baixa', disse ele, ao ser questionado sobre a colheita que se inicia no segundo trimestre de 2019. Segundo dados do governo, que em geral apontam um volume menor que o mercado, a maior safra de baixa produtividade do pa?s se deu 2013 (49,15 milh?es de sacas).

'Isso deve deixar os pre?os est?veis', disse o presidente da 3cora??es, considerando tamb?m os estoques formados no Brasil na safra abundante deste ano.

SALTO NO FATURAMENTO

Os grandes volumes produzidos no Brasil, admitiu Lima, ajudaram nas margens da empresa neste ano, que tamb?m deve registrar um salto de cerca de 10 por cento no faturamento bruto, para aproximadamente 4,8 bilh?es de reais, na compara??o com 2017.

'Bruto, a ideia ? chegar em 4,8 bilh?es. L?quido, a ideia ? chegar em 3,9 bilh?es.'

Com tais resultados e de olho em uma recupera??o econ?mica, o grupo dever? investir montantes de aproximadamente 320 milh?es de reais em 2019, praticamente o mesmo patamar deste ano.

Tais aportes, entre outros objetivos, visam capturar as oportunidades do mercado de caf?s especiais, que cresce em um ritmo muito mais forte do que o mercado em geral, ainda que represente ainda cerca de 3 por cento dos volumes vendidos, indicou Lima.

Uma das mais recentes iniciativas da 3cora??es na ?rea de especiais, nas vers?es torrado & mo?do, gr?os e c?psulas, ? a linha Rituais, com 'blends' 100 por cento ar?bica do Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista, Sul de Minas, al?m do org?nico e 'Florada'.

Este ?ltimo, integrante de um programa da 3cora??es para 'empodeirar' as cafeicultoras, ao mesmo tempo em que ensina as melhores pr?ticas de produ??o, em um processo que culmina com um concurso para os gr?os mais apreciados do Brasil produzidos por mulheres.

'? um trabalho para melhorar a cafeicultura brasileira... e, claro, elas v?o se tornar fornecedoras da empresa', comentou Lima, cuja empresa ? dona de uma s?rie de marcas, como Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Let?cia, Fino Gr?o, Itamaraty, Igua?u, 3cora??es, al?m da TRES, solu??o de caf? expresso e com mais de 20 sabores de bebidas quentes.

Com 25 centros de distribui??o espalhados pelo Brasil, seis plantas fabris, duas unidades de compra e beneficiamento, a empresa tamb?m exporta caf? de algumas de suas marcas para os principais mercados da Am?rica Latina e Estados Unidos.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entrevista 3coracoes ve salto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.