ENTREVISTA-Via Varejo se alia a plataforma de entregadores autônomos para ganhar agilidade logística
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Por Gabriela Mello
S?O PAULO (Reuters) - A Via Varejo come?ou a usar entregadores aut?nomos cadastrados na plataforma 'Eu Entrego' para agilizar ao cliente o recebimento de mercadorias compradas nos canais online das redes Casas Bahia e Pontofrio, em mais um esfor?o para contornar os desafios da infraestrutura log?stica do pa?s e ganhar mais competitividade.
Firmada em maio, a parceria com o aplicativo complementa a estrat?gia de construir pequenos galp?es em lojas f?sicas, os chamados 'minihubs', a fim de reduzir em 80 por cento o tempo das entregas. A varejista de m?veis e eletroeletr?nicos j? conta com 13 minihubs e planeja elevar esse n?mero a 70 at? o fim de agosto.
'Quando lan?amos o minihub j? t?nhamos a pretens?o de n?o trabalhar com transportadoras convencionais... Conversamos com v?rias empresas e a Eu Entrego foi a mais compat?vel com o nosso neg?cio', disse ? Reuters Diclei Remorini, diretor de distribui??o e p?s-venda da Via Varejo, sem fornecer detalhes financeiros do acordo.
Criada h? cerca de dois anos, a plataforma Eu Entrego tem cerca de 40 mil entregadores aut?nomos cadastrados, dos quais aproximadamente 10 mil est?o ativos. A empresa ainda re?ne cerca de 50 clientes corporativos, incluindo outros grupos grandes como a fabricante de cosm?ticos Natura e a empresa de alimentos BRF.
'A opera??o come?ou com pessoas fazendo ofertas de entregas para outras e a partir do segundo ano passamos a conectar neg?cios a entregadores auton?mos', disse Vinicius Pessin, um dos fundadores da Eu Entrego.
As empresas que fazem uso da plataforma reduzem em 10 a 15 por cento o custo da entrega em rela??o ?s transportadoras convencionais, incluindo os Correios, afirmou Pessin. Segundo ele, a remunera??o bruta do entregador aut?nomo pode chegar a 4.500 reais por m?s.
No caso da Via Varejo, os resultados da parceria foram positivos ainda na fase piloto, em junho, com cerca de 60 entregas por dia e prazo m?dio de 1,4 dia por entrega. 'O piloto j? acabou, foi um sucesso, deu muito certo e agora j? estamos em fase de implementa??o', afirmou Remorini, acrescentando que boa parte dos produtos despachados em parceria com a Eu Entrego s?o itens leves, como celulares e eletr?nicos.
Todas as lojas com minihubs ser?o integradas ? Eu Entrego e a partir da pr?xima semana a varejista j? ativar? o servi?o em dois minihubs por dia, segundo o executivo. Ele ressaltou que a decis?o de usar a plataforma para entrega caber? exclusivamente ? Via Varejo, dependendo da mercadoria e do local de entrega, e os clientes n?o ter?o cobran?a diferenciada.
O aplicativo permitir? o uso de outros modais de transporte, permitindo aos entregadores transitar durante todo o dia por cidades que antes tinham limita??o de hor?rios para caminh?es. 'A entrega pode ser feita de carro, a p?, de ?nibus ou bike. Incentivamos todos os modais atrav?s da Eu Entrego', comentou Remorini.
Os esfor?os da Via Varejo para acelerar a integra??o dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos de entrega mais r?pidos ocorrem num momento em que o setor se prepara para uma concorr?ncia mais acirrada no varejo, enquanto a gigante norte-americana Amazon se movimenta para intensificar a atua??o no mercado brasileiro.
Em 2018, as units da Via Varejo acumulam baixa de mais de 20 por cento, na contram?o das rivais B2W e Magazine Luiza, que j? subiram cerca de 45 e 62 por cento, respectivamente, desde o come?o do ano.
Fora o acordo com a Eu Entrego, a Via Varejo tamb?m est? expandindo a parceria com os Correios para a retirada de itens comprados nos canais online e lojas f?sicas. Essa op??o j? est? dispon?vel em 1.200 ag?ncias do Brasil e o n?mero pode chegar a 3 mil, conforme Remorini.
O diretor de distribui??o e p?s-venda da Via Varejo ainda citou os planos de instalar arm?rios em postos de combust?vel para expandir os pontos de retirada de mercadorias, mas ressaltou que essa n?o ? a prioridade da companhia neste momento.
Escrito por Redação
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