Escuta músicas alegres? Você pode ser mais criativo por causa deste hábito
Escutar músicas alegres estimula a criatividade, segundo estudo publicado na revista científica “Plos One”.
Publicada em
Uma equipe liderada por Simone Ritter, da Universidade Radboud, dos Países Baixos, e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, examinou o efeito da música na cognição e na criatividade – qualidade que permite encontrar soluções inovadoras para diverso de problemas e chegar a novas ideias.
Foram utilizados 155 participantes na pesquisa. Eles foram divididos em quatro grupos experimentais; cada um escutava um tipo de música (tranquila, alegre, triste ou ansiosa), dependendo da sua valência emocional (positiva ou negativa) e excitação (alta ou baixa), enquanto um grupo de controle escutava o silêncio.
Uma vez que começava a música, os participantes realizavam tarefas cognitivas que punham à prova seu pensamento criativo.
Os participantes que apresentaram as soluções mais originais e úteis a uma tarefa receberam uma maior pontuação de criatividade divergente, enquanto os que apresentaram a melhor solução possível receberam uma maior pontuação na criatividade convergente.
Assim, os pesquisadores descobriram que escutar música alegre, definida como música clássica com valência positiva e alta em excitação, fomenta o pensamento criativo mais divergente em comparação com o silêncio, assegura o artigo científico.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO