Facebook diz que deu a companhias acesso a dados apenas após permissão de usuários
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(Reuters) - O Facebook afirmou nesta quarta-feira que n?o deu acesso a dados pessoais de seus usu?rios a companhias sem a permiss?o deles. O coment?rio veio como resposta ? reportagem publicada pelo jornal New York Times na v?spera, dizendo que a rede social permitiu que gigantes da tecnologia tivessem um acesso muito maior ?s informa??es dos usu?rios do que ela tinha revelado anteriormente.
O jornal publicou que o Facebook permitiu que o sistema de busca Bing, da Microsoft, acessasse nomes de praticamente todos os amigos dos usu?rios da rede social sem seu consentimento, citando registros internos que descrevem acordos de compartilhamento de dados que beneficiaram mais de 150 companhias.
'Nenhuma destas parcerias deu ?s companhias acesso ? informa??o sem permiss?o das pessoas. As parcerias tamb?m n?o violaram nosso acordo de 2012 com a FTC (ag?ncia de com?rcio dos Estados Unidos)', disse Konstantinos Papamiltiadis, diretor de plataformas e programas para desenvolvedores do Facebook.
O Facebook assinou em 2012 acordo com a FTC depois de acusa??es de que a companhia estava enganando consumidores ao for??-los a compartilhar mais informa??es pessoais do que pretendiam.
O New York Times tamb?m publicou que o Facebook deu a companhias como Netflix NFLX.O e Spotify SPOT.N capacidade de ler mensagens privadas dos usu?rios e permitiu ? Amazon obter nomes e informa??es de contato dos usu?rios por meio de seus amigos.
'Em nenhum momento n?s acessamos as mensagens privadas das pessoas no Facebook ou pedimos capacidade para fazer isso', disse um porta-voz da Netflix.
A Netflix lan?ou em 2014 um recurso que permitiu aos seus assinantes recomendarem filmes e programas de TV para amigos no Facebook por meio do aplicativo Messenger ou do pr?prio aplicativo da Netflix. O porta-voz afirmou que a Netflix interrompeu o servi?o em 2015 por n?o ser popular.
O Facebook afirmou que o acesso destas companhias, conhecidas como parceiros de integra??o, teve como objetivo ajudar os usu?rios a acessarem suas contas na rede social ou recursos especiais em dispositivos e plataformas produzidos por outras empresas como Apple, Amazon, Blackberry e Yahoo.
O recurso tamb?m ajudava os usu?rios a ver recomenda??es de seus amigos no Facebook em outros aplicativos populares como Netflix e Spotify.
O Facebook disse que os usu?rios precisavam acessar suas contas para usar estes recursos oferecidos por empresas como Apple e Amazon.
A rede social afirmou que interrompeu praticamente todas essas parcerias nos ?ltimos meses, com exce??o de Apple e Amazon, que t?m em contratos ativos.
Mais cedo neste m?s, um parlamentar brit?nico divulgou documentos que revelaram que o Facebook ofereceu a algumas companhias, incluindo Netflix e Airbnb, acesso a dados sobre os amigos dos usu?rios que n?o havia tornado dispon?vel para a maioria de outros aplicativos em 2015.
(Por Philip George em Bangalore, ?ndia, e Gwenaelle Barzic, em Paris)
Escrito por Redação
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