Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Facebook identifica campanha coordenada de influência política em suas plataformas

Facebook identifica campanha coordenada de influência política em suas plataformas

Redação

31/07/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Facebook identifica campanha coordenada de influência política em suas plataformas"

Atualizada em  31/07/2018

(Reuters) - O Facebook identificou uma campanha coordenada de influ?ncia pol?tica por meio de dezenas de contas n?o aut?nticas em sua plataforma antes das elei??es de novembro nos Estados Unidos, informou a empresa nesta ter?a-feira.

A rede social afirmou que removeu 32 p?ginas e contas do Facebook e do Instagram por estarem envolvidas em 'comportamento n?o aut?ntico coordenado'.

A empresa disse que ainda est? nos est?gios iniciais da investiga??o e ainda n?o sabe quem est? por tr?s da campanha de influ?ncia para as elei??es de 2018, que vai determinar se o Partido Republicano mant?m o controle do Congresso.

A vice-presidente de opera??es do Facebook, Sheryl Sandberg, disse a jornalistas que as tentativas de manipular a opini?o p?blica provavelmente se tornariam mais sofisticadas para evitar o escrut?nio da rede social, chamando o movimento de 'corrida armamentista'.

'Esse tipo de comportamento n?o ? permitido no Facebook porque n?o queremos que pessoas ou organiza??es que criam redes de contas enganem os outros sobre quem s?o ou o que est?o fazendo', disse a empresa.

Mais de 290 mil contas seguiram pelo menos uma das p?ginas e cerca de 11 mil d?lares foram gastos em cerca de 150 an?ncios, disse a empresa. As p?ginas criaram cerca de 30 eventos desde maio de 2017.

QUEST?ES DIVISIVAS

O Facebook identificou atividade de influ?ncia em torno de pelo menos duas quest?es, incluindo um protesto em oposi??o a manifesta??o 'Unite the Right II', marcada para a pr?xima semana em Washington. A outra foi a campanha #AbolishICE, contra a pol?tica de imigra??o do presidente Donald Trump. A rede social disse que diria aos usu?rios que manifestaram interesse no contra-protesto quais a??es foram tomadas e porqu?.

O Facebook disse que estava revelando o esfor?o de influ?ncia agora em parte por causa das manifesta??es. Um evento no ano passado na Carolina do Sul levou ? viol?ncia de supremacistas brancos.

Funcion?rios do Facebook disseram que uma conta conhecida da Ag?ncia de Pesquisa da Internet da R?ssia foi co-administradora de uma das p?ginas falsas por sete minutos, mas a empresa n?o acredita que isso seja evid?ncia suficiente para atribuir a campanha ao governo russo.

Antes, a empresa j? havia dito que 126 milh?es de norte-americanos podem ter visto conte?do pol?tico apoiado por russos no Facebook durante um per?odo de dois anos, e que 16 milh?es podem ter sido expostos a informa??es russas no Instagram.

Um bra?o de propaganda russo tentou adulterar a elei??o de 2016 nos EUA, publicando e comprando an?ncios no Facebook, segundo a empresa e as ag?ncias de intelig?ncia norte-americanas. Moscou negou envolvimento.

Nos ?ltimos meses, a empresa tomou medidas para garantir aos legisladores dos EUA e da Europa que a regulamenta??o adicional ? desnecess?ria. O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, diz que a empresa tem 20 mil pessoas trabalhando para policiar e proteger o local.

Os custos associados a esse esfor?o s?o parte do motivo pelo qual o Facebook disse na semana passada que espera que suas margens de lucro caiam, um alerta que fez as a??es ca?rem cerca de 25 por cento, a maior perda de valor de mercado da hist?ria do mercado de a??es nos EUA.

(Por Munsif Vengattil)

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.