Fiat Chrysler investirá R$14 bi na América Latina até 2022, maior parte em produtos
Publicada em
Atualizada em
S?O PAULO (Reuters) - O grupo Fiat Chrysler (FCA) deve investir na Am?rica Latina cerca de 14 bilh?es de reais at? 2022, em um dos maiores planos de investimento em produto da companhia na regi?o nos ?ltimos anos e que ? focado em novos ve?culos com maior margem de lucro para elevar a rentabilidade da montadora ?talo-americana para dois d?gitos.
O presidente da companhia para Am?rica Latina, Antonio Filosa, afirmou a jornalistas que o grupo espera elevar suas vendas na regi?o de 700 mil ve?culos neste ano para 1 milh?o em 2022, com o plano em que a empresa vai focar nas marcas Fiat, Jeep e RAM em um momento em que rivais como General Motors, PSA, Honda e Toyota renovam linhas de produtos no Brasil, maior mercado da regi?o.
F?bricas novas ? o que menos precisamos...Vamos investir em produto, ampliar efici?ncia das f?bricas com automa??o e digitaliza??o. Precisamos baixar o custo de produ??o , disse Filosa. Ele n?o deu detalhes sobre o desempenho financeiro da FCA na Am?rica Latina, mas afirmou que atualmente a margem de lucro antes de juros, impostos, deprecia??o e amortiza??o na regi?o ? de um d?gito bom .
O executivo afirmou que a FCA tem capacidade para produzir na Am?rica Latina 1,25 milh?o de ve?culos por ano, dos quais cerca de 1 milh?o apenas no Brasil, onde a empresa tem duas f?bricas de ve?culos, uma em Betim (MG) e outra em Goiana (PE).
Do valor a ser investido na Am?rica Latina at? 2022, que faz parte de um pacote global de 45 bilh?es de euros, 90 por cento deve ser aplicado no Brasil, afirmou Filosa. Os recursos ser?o usados em uma renova??o da linha da Fiat focada em ve?culos utilit?rios, aumento da quantidade de modelos Jeep vendidos no pa?s e importa??o ou poss?vel produ??o local de picapes de grande porte da RAM.
A Fiat ? atualmente a terceira maior vendedora de carros e comerciais leves do Brasil, depois de ter passado mais de uma d?cada na lideran?a do mercado. A participa??o da companhia no total de vendas neste ano era de 12,8 por cento at? o final de maio, segundo dados da associa??o de concession?rios, Fenabrave, queda ante os 13,3 por cento um ano antes.
Temos ambi??o de crescer nosso faturamento em 5 por cento ao ano (na regi?o) e vamos fazer isso capturando participa??o de mercado com novos produtos , disse o executivo. Segundo ele, atualmente a FCA est? presente em 67 por cento do mercado de ve?culos brasileiro, ficando de fora de segmentos como picapes grandes e tendo pouca presen?a em utilit?rios esportivos (SUVs), segmentos que continuaram crescendo no pa?s mesmo durante a crise econ?mica. Com os novos recursos, esse percentual de presen?a ser? elevado para perto de 90 por cento.
Dentro dos planos, a FCA vai lan?ar no Brasil 15 novos modelos da Fiat e a Jeep ter? 10 lan?amentos at? 2022. A marca RAM poder? lan?ar no pa?s uma picape com capacidade para 1 tonelada de carga entre 2021 e 2022, que poder? ser produzida no M?xico e importada ou produzida em Goiana, disse Filosa. Ele n?o precisou se o grupo lan?ar? uma terceira rede de concession?rios para a marca ou se aproveitar? recursos de sua atual estrutura no pa?s.
Na Fiat, mais conhecida por modelos populares como Uno e Mobi, a empresa deve lan?ar tr?s utilit?rios: Uma SUV de acesso, uma familiar e uma maior, para fam?lias grandes , disse Filosa. Na Jeep, a maior parte dos modelos novos ser?o importados.
Ele ainda afirmou que depois de um tombo nas vendas do mercado no final de maio por causa da greve dos caminhoneiros, os licenciamentos totais se recuperaram para n?veis anteriores ? paralisa??o. Ele comentou que a f?brica em Goiana est? operando em tr?s turnos e que a empresa avalia investimento para elevar a capacidade da unidade de 250 mil para 350 mil ve?culos anuais nos pr?ximos anos.
Durante os 10 dias de greve as vendas baixaram bastante, mas as pesquisas na Internet sobre nossos modelos n?o. Quando acabou a greve, o ritmo de vendas subiu e chegou a um patamar em que est?vamos antes, recuperando a velocidade perdida , disse o executivo sem dar detalhes.
De janeiro a maio, a Fiat acumulou vendas de 118,9 mil ve?culos no Brasil, alta de 11 por cento sobre um ano antes, conforme a Fenabrave. J? a Jeep, registrou 41 mil emplacamentos, crescimento de cerca de 22 por cento. O mercado como um todo apurou crescimento no per?odo de 17 por cento, a 965 mil unidades.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO