Ford fechará fábrica no ABC este ano após sair de negócio de caminhões na América do Sul
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Por Alberto Alerigi Jr.
S?O PAULO, 19 Fev (Reuters) - A Ford anunciou nesta ter?a-feira vai sair do neg?cio de caminh?es na Am?rica do Sul e fechar neste ano sua f?brica em S?o Bernardo do Campo, na regi?o do ABC paulista.
A f?brica, que produz tamb?m o compacto Fiesta, emprega cerca de 3 mil funcion?rios e o impacto da decis?o ser? 'significativo' sobre o n?mero de demiss?es da unidade, afirmou a montadora.
A unidade, a primeira da montadora norte-americana no Brasil, foi inaugurada em 1967, e em 2001 passou tamb?m a produzir caminh?es.
A Ford afirmou que vai continuar as vendas do carro e dos caminh?es da linha Cargo, F-4000 e F350 at? o final dos estoques.
'N?o faz sentido manter produ??o em S?o Bernardo sem manter a produ??o de caminh?es', afirmou a empresa.
Procurado, o Sindicato dos Metal?rgicos do ABC n?o pode comentar o assunto de imediato.
A Ford, que em caminh?es compete no Brasil contra os grupos Volkswagen , Daimler e Volvo, teve vendas de 9.300 caminh?es em 2018, crescimento de 19 por cento sobre o ano anterior.
O desempenho, por?m, ficou abaixo da expans?o de vendas do segmento no per?odo, de 46 por cento, segundo dados da associa??o de montadoras de ve?culos, Anfavea.
J? o Fiesta acumulou vendas de 14.505 ve?culos em 2018, queda de cerca de 24 por cento sobre 2017, segundo dados da associa??o de concession?rios Fenabrave.
O an?ncio da Ford ocorre ap?s a General Motors amea?ar em janeiro n?o continuar a operar da mesma forma no Brasil e estava negociando incentivos tribut?rios com o governo do Estado de S?o Paulo, onde mant?m f?bricas em S?o Caetano do Sul e S?o Jos? dos Campos. A montadora fechou acordo com metal?rgicos, congelando sal?rios este ano e promovendo reajuste abaixo da infla??o em 2020.
'O Brasil era um dos maiores mercados de caminh?es para Ford. Mas o an?ncio n?o se relaciona ao momento atual da ind?stria de ve?culos do pa?s, que projeta crescimento este ano, ap?s um forte crescimento das vendas de caminh?es no ano passado', disse o gerente de desenvolvimento de neg?cios da consultoria automotiva Jato Dynamics, Milad Kalume Neto. '? uma decis?o estrat?gica deles para focar em carros e comerciais leves (SUVs)', acrescentou.
A Ford tamb?m tem uma f?brica de ve?culos e motores em Cama?ari (BA), inaugurada em 2001, onde produz o Ka e o utilit?rio EcoSport, e uma unidade de produ??o de motores e transmiss?es em Taubat? (SP), que n?o foram atingidas pelo an?ncio desta ter?a-feira. Em Cama?ari, a empresa est? negociando uma redu??o de 700 funcion?rios com sindicato local, informou a entidade.
A montadora norte-americana havia informado em 10 de janeiro que iria demitir milhares de funcion?rios e fechar f?bricas na Europa como parte de um plano para voltar ao lucro na regi?o. Os fechamentos na Europa e em S?o Bernardo do Campo, segundo a Ford, fazem parte de um plano de reestrutura??o de 11 bilh?es de d?lares. Em comunicado, o presidente da Ford Am?rica do Sul, Lyle Waters, afirmou que a montadora segue comprometida com a regi?o, onde n?o ? lucrativa atualmente.
A Ford vai registrar encargos de 460 milh?es de d?lares com a decis?o de fechar a f?brica em S?o Bernardo, com a maior parte do impacto sendo registrado neste ano. Desse total, 360 milh?es referem-se a compensa??es de funcion?rios, concession?rios e fornecedores.
O presidente da associa??o de concession?rios da Ford (Abradif), Luiz Albuquerque, afirmou que a decis?o da montadora 'nos d? tranquilidade, porque a Ford estava perdendo dinheiro na regi?o nos ?ltimos quatro ou cinco anos e o encerramento da produ??o de caminh?es vai quase que completamente zerar o preju?zo que tiveram nos ?ltimos anos'.
Albuquerque comentou que se reuniu com a lideran?a da Ford na semana passada e recebeu garantia de novos investimentos da montadora em carros no pa?s nos pr?ximos tr?s ou quatro anos.
(Com reportagem adicional de Marcelo Rochabrun, em S?o Paulo, e Ben Klayman, em Detroit)
Escrito por Redação
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