França recebe caixas-pretas de avião da Ethiopian Airlines; aumenta revolta de famílias de vítimas
Publicada em
Por Richard Lough e Aaron Maasho
PARIS/ADIS ABEBA (Reuters) - Investigadores franceses se encarregar?o de examinar as caixas-pretas do avi?o da Ethiopian Airlines que caiu no fim de semana em busca de pistas sobre um desastre que provocou a suspens?o do uso da frota de avi?es 737 MAX, da Boeing, e deixou dezenas de fam?lias das v?timas revoltadas.
O acidente de domingo, ocorrido pouco depois da decolagem de Adis Abeba, matou 157 pessoas de cerca de 30 na??es. Foi a segunda trag?dia a?rea envolvendo o novo modelo e carro-chefe da Boeing em seis meses.
Poss?veis elos entre as trag?dias abalaram a ind?stria internacional da avia??o, assustaram passageiros de todo o mundo e obrigaram a maior fabricante de avi?es do mundo a se desdobrar para provar a seguran?a de um modelo de grande procura que deveria ser o novo padr?o durante d?cadas.
Parentes dos mortos deixaram uma reuni?o com a Ethiopian Airlines, nesta quinta-feira, denunciando uma falta de transpar?ncia.
'Estou com muita raiva', disse Abdulmajid Shariff, cidad?o iemenita de 38 anos que perdeu um cunhado. 'Eles nos chamaram para nos dar um relat?rio sobre os corpos e as raz?es da queda, mas n?o havia informa??es'.
Na??es de todo o mundo --incluindo os Estados Unidos, inicialmente relutantes-- suspenderam opera??es com os avi?es do mesmo modelo, mas as empresas a?reas em geral t?m conseguido substitu?-los.
Quase 5 mil destes avi?es foram encomendados, o que significa que as implica??es financeiras para a ind?stria s?o imensas.
Ap?s um desentendimento aparente sobre onde a investiga??o deveria ser realizada, os dados de voo e os gravadores de voz da cabine chegaram a Paris, e a ag?ncia francesa de investiga??o de acidente a?reos BEA disse que os receber? ainda nesta quinta-feira.
A investiga??o aumentou o sentimento de urg?ncia surgido desde que a Ag?ncia Federal de Avia??o norte-americana (FAA) suspendeu na quarta-feira os voos das aeronaves 737 MAX citando imagens de sat?lite e ind?cios do local apontando algumas semelhan?as e 'a possibilidade de uma causa comum' com a queda de outubro na Indon?sia, que matou 189 pessoas.
Embora argumente que os avi?es s?o seguros, a Boeing apoiou a decis?o da FAA. Suas a??es ca?ram quase 11 por cento desde o acidente, o que diminuiu seu valor de mercado em quase 26 bilh?es de d?lares.
Em mais um dia de luto na Eti?pia, mais fam?lias seguiram de ?nibus ?s planta??es ?ridas onde o voo 302 caiu e criou uma bola de fogo depois que o piloto fez contato por r?dio dizendo que estava com problemas nos controles de voo.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO