Funcionários da Boeing ridicularizam 737 MAX e reguladores em mensagens internas
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Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) - A Boeing divulgou centenas de mensagens internas que continham coment?rios bastante cr?ticos sobre o desenvolvimento do 737 MAX, incluindo um que dizia que o avi?o foi 'projetado por palha?os que, por sua vez, s?o supervisionados por macacos'.
As mensagens, divulgadas nesta quinta-feira, mostram tentativas de evitar o escrut?nio regulat?rio com funcion?rios menosprezando o avi?o, a empresa, a Administra??o Federal de Avia??o norte-americana (FAA, na sigla em ingl?s) e reguladores estrangeiros de avia??o.
Em uma troca de mensagens instant?neas em 8 de fevereiro de 2018, quando o avi?o estava no ar e oito meses antes do primeiro de dois acidentes fatais, um funcion?rio pergunta a outro: 'Voc? colocaria sua fam?lia em uma aeronave treinada no simulador MAX? Eu n?o'. O segundo funcion?rio responde: 'N?o'.
O 737 MAX est? suspenso desde mar?o, depois de um voo da Ethiopian Airlines ter ca?do, apenas cinco meses ap?s um acidente semelhante com a Lion Air. Os dois desastres mataram 346 pessoas.
Em particular, algumas das comunica??es revelam esfor?os da Boeing para evitar a necessidade de treinamento em simulador de pilotos - um processo caro e demorado - para o 737 MAX.
A fabricante de avi?es mudou apenas esta semana, dizendo que recomendaria aos pilotos o treinamento em simulador antes de retomar o voo do 737 MAX - uma grande mudan?a de sua posi??o de que o treinamento em computador era suficiente, pois o avi?o era semelhante ao seu antecessor, o 737 NG.
O divulga??o das mensagens, que destacam uma cultura agressiva de corte de custos e desrespeito ? FAA, deve aprofundar a crise na Boeing, que est? lutando para recuperar seu avi?o mais vendido e restaurar a confian?a do p?blico.
A FAA disse, no entanto, que as mensagens n?o suscitam novas preocupa??es de seguran?a, embora 'o tom e o conte?do de parte da linguagem nos documentos sejam decepcionantes'.
A Boeing disse que as trocas de mensagens 'n?o refletem a empresa que somos e precisamos ser, e s?o completamente inaceit?veis'.
PORT?ES DO PARA?SO FECHADOS
A divulga??o, que a Boeing disse que era em prol da transpar?ncia com a FAA, provocou uma nova indigna??o por parte de parlamentares dos EUA e pressiona mais o novo presidente-executivo da fabricante de avi?es, David Calhoun, a reformular a cultura da empresa quando assumir o comando na segunda-feira.
O presidente do Comit? de Transporte da C?mara dos Deputados, Peter DeFazio, que est? investigando o MAX, disse que as mensagens 'mostram uma imagem profundamente perturbadora das dist?ncias que a Boeing aparentemente estava disposta a percorrer para evitar o escrut?nio dos reguladores, das tripula??es de voo e do p?blico, com seus pr?prios funcion?rios disparando alarmes internamente.'
O senador Roger Wicker, que preside o Comit? de Com?rcio que lidera a investiga??o do Senado na Boeing, tamb?m disse que os documentos mais recentes 'levantam quest?es sobre a efic?cia da supervis?o do processo de certifica??o pela FAA'.
O Departamento de Justi?a dos EUA tem uma investiga??o criminal ativa em andamento sobre quest?es relacionadas ao avi?o 737 MAX.
Algumas das mensagens apontaram problemas nos simuladores. A Boeing disse na quinta-feira que est? confiante de que 'todos os simuladores MAX da Boeing est?o funcionando efetivamente' ap?s testes repetidos desde que as mensagens foram escritas.
As mensagens, no entanto, mostram que a Boeing no passado estava fazendo todo o poss?vel para pressionar os reguladores da avia??o para evitar a necessidade das companhias a?reas de treinar pilotos em um simulador sobre as diferen?as entre o 737 MAX e o 737 NG.
'Quero enfatizar a import?ncia de manter firme que n?o haver? nenhum tipo de treinamento em simulador necess?rio para fazer a transi??o do NG para o MAX', disse o piloto t?cnico chefe da Boeing 737 em um email de mar?o de 2017.
'A Boeing n?o permitir? que isso aconte?a. Vamos ficar cara a cara com qualquer regulador que tentar fazer disso uma exig?ncia.'
Antes da suspens?o, o treinamento de pilotos sobre as diferen?as consistia em uma aula de uma hora em um iPad e pouco tempo no simulador, de acordo com o sindicato que representa os pilotos da American Airlines.
Shukor Yusof, chefe da consultoria de avia??o da Mal?sia Endau Analytics, disse que a Boeing deve receber cr?dito por divulgar as mensagens com discurso bastante cr?tico.
'Inicialmente, o p?blico que usa transporte a?reo ter? compreensivelmente reservas, mas a aeronave - tendo sido ressuscitada completa e responsavelmente - provavelmente ser? um dos avi?es mais seguros do mundo', afirmou.
Em outros emails e mensagens instant?neas, os funcion?rios falaram de sua frustra??o com a cultura da empresa, reclamando da busca por fornecedores mais baratos e 'hor?rios imposs?veis'.
'N?o sei como consertar essas coisas ... ? sist?mico. ? cultura. ? o fato de termos uma equipe de lideran?a s?nior que entende muito pouco sobre os neg?cios e ainda est? nos levando a determinados objetivos', disse um funcion?rio da empresa em um email datado de junho de 2018.
E em uma mensagem de maio de 2018, um funcion?rio n?o identificado da Boeing disse: 'Eu ainda n?o fui perdoado por Deus por n?o ter revelado o que fiz no ano passado'.
Sem referenciar o que foi encoberto, o funcion?rio acrescentou: 'N?o ? poss?vel faz?-lo mais uma vez. Os port?es do para?so ser?o fechados...'
(Reportagem adicional de Jamie Freed em Sydney, Tim Hepher em Paris, Chris Sanders em Washington e Tracy Rucinski em Chicago)
Escrito por Reuters
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