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Gol e Latam entram em processo de aquisição de ativos da Avianca Brasil

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Por Paula Arend Laier e Marcelo Rochabrun

S?O PAULO (Reuters) - A Gol e a Latam Airlines Brasil, afiliada da Latam Airlines, disseram nesta quarta-feira que fariam ofertas de pelo menos 70 milh?es de d?lares por alguns ativos da Avianca Brasil, quarta maior companhia a?rea do pa?s e que pediu recupera??o judicial em dezembro.

As duas empresas disseram que foram abordadas pelo fundo Elliott Management, maior credor no ?mbito do processo de recupera??o judicial da Avianca Brasil.

No m?s passado, a Azul assinou um acordo n?o vinculante de 105 milh?es de d?lares para compra de ativos da Avianca Brasil, incluindo slots em aeroportos e contratos de leasing de avi?es da rival. Por?m, uma fonte envolvida no processo de recupera??o disse na semana passada que desentendimentos entre a Azul e os credores amea?aram atrapalhar um acordo.

Pela nova proposta apresentada nesta quarta-feira, a Avianca Brasil planeja se separar em sete unidades que ser?o vendidas separadamente em leil?o. O plano encaminhado ao tribunal que acompanha a recupera??o judicial da companhia a?rea, marca uma mudan?a significativa em rela??o ? proposta da Azul e adiciona concorr?ncia pelos slots detidos pela Avianca em alguns dos aeroportos mais movimentados do pa?s, incluindo Congonhas e Santos Dumont.

A Azul n?o quis comentar sobre a situa??o de sua oferta. A empresa ainda pode participar do leil?o das sete unidades.

?s 14h, as a??es preferenciais da Gol subiam 0,75 por cento, enquanto o Ibovespa tinha eleva??o de 0,7 por cento. A Azul PN ca?a 0,6 por cento. No Chile, as a??es da Latam tinham acr?scimo de 3,2 por cento.

Se fosse adiante, a oferta da Azul poderia fazer a empresa mais que duplicar sua presen?a em Congonhas, elevando os slots da empresa de 13 para 34. Gol e Latam dominam o aeroporto atualmente, com cerca de 130 slots cada uma.

Em comunicado, a Gol disse que a proposta prev? a separa??o dos direitos de uso de hor?rios de pouso e decolagem de voos da companhia, al?m do programa de milhagem Amigo, para que possam ser vendidos separadamente a qualquer empresa interessada no processo de leil?o. Se aprovado pela Avianca Brasil, a Gol disse que o acordo ser? apresentado aos credores da companhia em assembleia geral marcada para a pr?xima sexta-feira.

Segundo a Gol, a nova proposta envolve a cria??o de sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), que ir?o a leil?o no processo de recupera??o judicial da Avianca Brasil. Seis delas ter?o os direitos de uso dos hor?rios de pouso e decolagem de voos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ), bem como os certificados de operador a?reo. A ?ltima unidade trar? os ativos relacionados ao programa Amigo.

A Gol e a Latam disseram que j? se comprometeram a apresentar uma oferta no valor m?nimo de 70 milh?es de d?lares por pelo menos uma das UPIs.

A Gol informou que tamb?m se comprometeu a adquirir da Elliott 5 milh?es de d?lares em financiamentos p?s-concursais, na medida em que estes forem concedidos por ela ? Avianca Brasil, entre esta quarta-feira e a pr?xima sexta-feira.

A Gol poder? conceder financiamentos adicionais no montante de at? 8 milh?es de d?lares no curso das pr?ximas semanas para promover a liquidez da companhia.

'Simultaneamente, a Gol conceder? um adiantamento para a Elliott no valor de 35 milh?es de d?lares. Este montante ser? restitu?do caso a Gol ou outro interessado adquira a respectiva UPI no leil?o, ou ainda se outro plano de recupera??o judicial que envolva venda de hor?rios de pouso e decolagem for considerado v?lido e aconte?a com sucesso', afirmou a nota.

Em contrapartida, pela concess?o do adiantamento, a Elliott pagar? para a Gol uma parcela dos recursos efetivamente recuperados no processo de recupera??o judicial.

A Latam disse que se comprometeu em fornecer ? Avianca Brasil empr?stimos no valor de pelo menos 13 milh?es de d?lares para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das opera??es.

Em mar?o, o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, tinha afirmado que acreditava ser improv?vel que Latam ou Gol pudessem participar de um processo de venda de ativos da Avianca diante de poss?veis preocupa??es de autoridades de defesa da concorr?ncia. Mas a divis?o da Avianca Brasil em parcelas menores pode ajudar as duas companhias a evitar problemas antitruste.

Escrito por Redação

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