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Governo deve privatizar mais aeroportos e ferrovias, diz secretário do PPI

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BRAS?LIA (Reuters) - O governo deve anunciar a privatiza??o de aeroportos no Sul do pa?s, incluindo o de Curitiba, no segundo trimestre, como parte de um plano para atrair capital privado para melhorar a log?stica do pa?s, disse o secret?rio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos.

Ele disse ? Reuters que os projetos ferrovi?rios Ferrogr?o e Fiol, que atendem o cintur?o central de gr?os, estar?o prontos para licita??es este ano ou no in?cio de 2020. A Vale e a empresa de log?stica Rumo podem assinar a renova??o antecipada das concess?es ferrovi?rias este ano, o que incluir? um compromisso com novos investimentos, disse ele.

O investimento chin?s seria 'muito bem recebido' em projetos de infraestrutura brasileiros, disse Vasconcelos.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o agora presidente Jair Bolsonaro criticou a China por 'comprar' o Brasil. Mas Vasconcelos esclareceu que ele se referia a ativos estrat?gicos e 'meios de produ??o', como terras agr?colas.

Bolsonaro est? impulsionando o PPI, lan?ado em 2016 pelo governo de Michel Temer para tentar melhorar a infraestrutura deficiente que aumenta o custo de exporta??o de soja e outros produtos.

Para melhorar as viagens a?reas para turismo, agricultura e ind?stria petrol?fera, 20 aeroportos ser?o leiloados em 15 de mar?o, como planejado em tr?s blocos regionais.

Vasconcelos disse que mais um ou dois blocos de concess?es de aeroportos ser?o anunciados ap?s mar?o, incluindo o de Curitiba, mas excluiu o de Congonhas, em S?o Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Estes n?o estar?o no leil?o por enquanto, porque s?o fundamentais para o financiamento da Infraero, a estatal que administra os aeroportos.

O governo planeja reduzir a forte depend?ncia do Brasil no transporte rodovi?rio de cargas, construindo mais ferrovias e fazendo com que as atuais operadoras invistam em expans?es enquanto assinam a renova??o de concess?es.

At? 2025, o governo espera dobrar a parcela de carga movida por ferrovias de 15 para 31 por cento, disse Vasconcelos.?A Vale e a Rumo j? concordaram e seus contratos s? precisam de aprova??o do Tribunal de Contas da Uni?o (TCU), disse ele.

A Ferrogr?o levar? 10 anos para ser constru?da, disse ele, e vai de Sinop (MT) at? Miritituba (PA), no rio Tapaj?s, de onde as barcas transportar?o colheitas para transbordo na Amaz?nia e para os mercados internacionais.

As ferrovias Fico e Fiol v?o conectar produ??o agr?cola ? linha Norte-Sul e aos portos do Atl?ntico, com capacidade para movimentar 8 milh?es de toneladas de gr?os por ano.

O controle da Eletrobras ser? vendido a investidores privados por meio da venda de a??es, ap?s a cis?o de duas subsidi?rias estrat?gicas, a Eletronuclear e a Itaipu Binacional, na fronteira com o Paraguai.

(Reportagem de Anthony Boadle, Jake Spring e Brad Haynes)

(Reportagem de Anthony Boadle e Jake Spring)

Escrito por Redação

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