Governo faz campanha no Brasil e no exterior para defender soberania na Amazônia
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Por Lisandra Paraguassu
BRAS?LIA (Reuters) - O governo federal p?e no ar nesta quinta-feira uma campanha publicit?ria internacional para se defender das cr?ticas geradas pelo aumento do desmatamento e das queimadas na Amaz?nia, refor?ando o tom de 'soberania nacional' na regi?o.
Com um investimento de 3 milh?es de reais, o material --um v?deo e uma pe?a para jornais e revistas-- ser? veiculado nas quatro principais emissoras de TV aberta no pa?s, com exce??o da Globo, e nos tr?s canais a cabo de not?cias.
O maior investimento, no entanto, ser? feito no exterior, em tr?s redes de tev? americanas, incluindo a CNN, e 10 jornais, inclusive o franc?s Le Monde, o norte-americano New York Times e o ingl?s The Guardian.
'O governo federal reafirma de forma soberana suas a??es de prote??o, desenvolvimento sustent?vel e conserva??o da Amaz?nia', diz o texto inicial do v?deo de 30 segundos, na campanha, batizada de Amaz?nia pelo Brasil.
O texto diz ainda que o governo brasileiro est? tomando medidas para conter o desmatamento e pr?ticas ilegais na regi?o para preservar o meio ambiente e destaca que 84% da Amaz?nia e 60% do territ?rio brasileiro mant?m sua cobertura original --um dado que ? sempre usado pelo presidente Jair Bolsonaro para criticar o que chama de 'amarras' que impedem o desenvolvimento do pa?s.
A campanha ainda destaca a matriz energ?tica brasileira como uma das mais limpas do mundo e a lei ambiental brasileira e um c?digo florestal que 'serve de exemplo' para outros pa?ses.
O governo federal, no entanto, negocia com o Congresso o apoio a um projeto de lei que altera parte do c?digo florestal, liberando propriet?rios rurais de recuperar parte de ?reas de preserva??o permanente ou reservas legais de suas propriedades desmatadas e permitindo o acesso a cr?dito mesmo sem essa recupera??o. O projeto, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), recupera parte de uma medida provis?ria que inclu?a outras altera??es e perdeu a validade.
A campanha de m?dia vem na esteira de outras tentativas do governo de reparar o estrago na imagem brasileira causada pelas informa??es de aumento de desmatamento e de queimadas na Amaz?nia, que ecoaram principalmente no exterior. Como mostrou a Reuters, o governo fez uma ofensiva diplom?tica, fornecendo dados e n?meros para que diplomatas brasileiros defendessem o pa?s no exterior.
O aumento no desmatamento, registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos meses de junho e julho, e as queimadas, que tiveram um salto este ano, colocaram o pa?s na mira internacional. Para al?m das cr?ticas generalizadas, empresas come?aram a suspender ou analisar a suspens?o de compra de produtos brasileiros.
A situa??o preocupou o agroneg?cio nacional, que teme a perda dos mercados internacionais. A pr?pria Frente Parlamentar da Agropecu?ria, apoiadora de Bolsonaro, cobrou do governo uma a??o mais enf?tica.
(Edi??o de Eduardo Sim?es)
Escrito por Redação
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