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Hypera faz maior aquisição de sua história e ação dispara

Placeholder - loading - 9/8/2019.   REUTERS/Yves Herman
9/8/2019. REUTERS/Yves Herman

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S?O PAULO (Reuters) - As a??es da Hypera Pharma disparavam nesta segunda-feira, ap?s a companhia anunciar a compra de ativos latino-americanos da japonesa Takeda Pharmaceutical por 825 milh?es de d?lares, maior aquisi??o da hist?ria da farmac?utica brasileira que surgiu em 2001.

A compra ocorre ap?s a Hypera anunciar em dezembro a compra das marcas da fam?lia de antiespam?dicos Buscopan por 1,3 bilh?o de reais da europeia Boehringer Ingelheim.

As a??es da Hypera saltavam mais de 14% ?s 14h27, liderando os ganhos do Ibovespa, que mostrava valoriza??o de 2%.

O analista Fred Mendes, do Bradesco BBI, considerou positiva a postura mais agressiva da Hypera, uma vez que empresa at? ent?o vinha afirmando estar concentrada apenas em crescimento org?nico. 'Embora vejamos o risco de execu??o, considerando tamb?m o neg?cio da Buscopan, acreditamos que ele seja um pouco reduzido, uma vez que os cinco produtos mais importantes da Takeda representam 80% de sua receita l?quida', acrescentou.

Em teleconfer?ncia com analistas, o presidente da companhia, Breno Oliveira, afirmou que as integra??es de Buscopan e do portf?lio de 18 medicamentos de prescri??o e isentos de prescri??o (OTC) na Am?rica Latina da Takeda 's?o de baixa complexidade...? uma opera??o bastante f?cil de integrar'.

A Hypera calcula que as aquisi??es possam ser integradas ? companhia em menos de um ano ap?s aprova??es regulat?rias.

O portf?lio inclui produtos em ?reas terap?uticas como cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, sistema respirat?rio e cl?nica geral, al?m de marcas como Neosaldina e Dramin. O conjunto de medicamentos teve receita l?quida de cerca de 900 milh?es de reais em 2019, segundo a Hypera. A aquisi??o tamb?m permite ? Hypera entrar no mercado de diabetes, com a marca protegida por patente Nesina.

Al?m disso, a Hypera, historicamente concentrada no mercado brasileiro, agoa entra no M?xico com a compra do portf?lio da Takeda na regi?o. Segundo Oliveira, apesar do neg?cio comprado da Takeda no M?xico representar 'menos de 3% do faturamento da Hypera', a empresa poder? levar mais produtos do Brasil para o mercado mexicano.

'A plataforma da Takeda do M?xico ser? uma oportunidade para distribui??o de outros produtos por l?', comentou o executivo.

Para fazer frente aos desembolsos exigidos pelas aquisi??es, o diretor financeiro, Adalmario Ghovatto do Couto, disse que a Hypera j? assegurou com bancos linhas de cr?dito de 3,5 bilh?es de reais e que conta com caixa de 2,2 bilh?es, registrado no fim de 2019, para financiar as aquisi??es. Como a Hypera ter? que pagar a transa??o em d?lares e a linha de financiamento ? em reais, a companhia estuda fazer opera??es de hedge para se proteger de flutua??es cambiais.

Mendes, do Bradesco BBI, avaliou que a Hypera pagou um pre?o que agrega valor, de 9,4 vezes o Ebitda estimado para 2020 e 6 vezes incluindo as sinergias, enquanto negocia a 13,5 vezes. Executivos da Hypera comentaram que apesar das aquisi??es, a empresa segue focada em expans?o org?nica, mas que n?o deixar? de avaliar eventuais 'outras oportunidades'.

Segundo os executivos, as aquisi??es de Buscopan e do portf?lio latino da Takeda permitir? a captura de sinergias anuais de 250 milh?es a 280 milh?es de reais, a partir do primeiro ano da conclus?o dos neg?cios. Oliveira afirmou que a cifra ? baseada em gastos menores com marketing no caso das marcas adquiridas, oportunidade de expans?o de vendas por meio da base de distribui??o da companhia no Brasil e tamb?m com lan?amentos de novos produtos baseados nos adquiridos.

'Essas marcas aceleram nosso processo de lan?amentos', disse o presidente da Hypera, acrescentando que a queda dos gastos de marketing do portf?lio adquirido vai ocorrer com o uso da pr?pria ag?ncia de publicidade interna da Hypera, que negocia diretamente os espa?os publicit?rios.

O acordo ainda prev? a fabrica??o e fornecimento em conex?o, por meio do qual a Takeda seguir? fornecedo produtos ? Hypera. Oliveira explicou que a inten??o da empresa ? internalizar 'em um primeiro momento' algumas etapas da produ??o.

A Takeda por enquanto continuar? respons?vel pela produ??o das mol?culas e a Hypera pelo empacotamento, mas com a internaliza??o futura da produ??o, a empresa espera manter os benef?cios fiscais concedidos pelo governo de Goi?s, onde est? o n?cleo fabril da companhia. O executivo n?o deu detalhes sobre os benef?cios, mas afirmou que s?o 'um percentual relevante' do total de sinergias inicialmente projetadas.

Com o neg?cio, a Hypera afirmou que passar? a ser a maior empresa farmac?utica do Brasil e l?der absoluta em medicamentos vendidos sem necessidade de prescri??o m?dica, conhecidos como OTC, com participa??o de mercado de aproximadamente 20% nesse segmento. Na sequ?ncia estariam os grupos internacionais Sanofi, GlaxoSmithKline, Johnson&Johnson e Reckitt Benckiser, segundo dados citados pela Hypera.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier, edi??o Alu?sio Alves)

Escrito por Reuters

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