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Interferência online afeta eleições em todo o mundo, diz relatório

Placeholder - loading - Zona de votação em Herndon, Pensilvânia (EUA)  05/11/2019 REUTERS/Mark Makela
Zona de votação em Herndon, Pensilvânia (EUA) 05/11/2019 REUTERS/Mark Makela

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Por Elizabeth Culliford

S?O FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - Governos e elementos locais se envolveram em formas de interfer?ncia pela internet na tentativa de influenciar 26 de 30 elei??es nacionais estudadas por uma ag?ncia de monitoramento da democracia ao longo do ano passado, que tamb?m avaliou a situa??o no Brasil.

A Freedom House, que ? financiada em parte pelo governo dos Estados Unidos, disse que a interfer?ncia eleitoral online se tornou uma 'estrat?gia essencial' para aqueles que querem perturbar a democracia.

A pesquisa pode ser encontrada em: https://freedomhouse.org/report/freedom-world/freedom-world-2019/democracy-in-retreat

A desinforma??o e a propaganda foram as ferramentas mais populares usadas, disse o grupo em seu relat?rio anual. Estados e elementos partid?rios usaram redes sociais para disseminar teorias conspirat?rias e memes enganosos, muitas vezes trabalhando em paralelo com personalidades midi?ticas e figuras do empresariado simpatizantes do governo, disse.

'Muitos governos est?o descobrindo que, nas redes sociais, a propaganda funciona melhor do que a censura', explicou Mike Abramowitz, presidente da Freedom House.

'Autorit?rios e populistas de todo o globo est?o explorando tanto a natureza humana quanto algoritmos de computador para conquistarem as urnas, tripudiando regras concebidas para garantir elei??es livres e justas.'

Alguns daqueles que tentam manipular elei??es desenvolveram t?ticas para driblar os esfor?os das empresas de tecnologia para combater not?cias falsas e enganosas, revelou o relat?rio.

No Brasil, por exemplo, o relat?rio afirma que o ent?o 'candidato populista de direita Jair Bolsonaro capturou a presid?ncia depois de um per?odo eleitoral conturbado marcado por campanhas de desinforma??o e viol?ncia pol?tica'.

J? nas Filipinas, a pesquisa revela que candidatos pagaram 'micro-influenciadores' de redes sociais para divulgarem suas campanhas no Facebook, Twitter e Instagram, onde polvilharam suas prefer?ncias pol?ticas em meio a conte?dos de cultura popular.

A desinforma??o online prevaleceu nos EUA na imin?ncia de grandes eventos pol?ticos, como as elei??es de meio de mandato de 2018 e a audi?ncia de confirma??o de Brett Kavanaugh, juiz indicado ? Suprema Corte, disse o relat?rio.

A Freedom House tamb?m descobriu um aumento no n?mero de governos usando bots e contas falsas para moldar sorrateiramente as opini?es na internet e assediar oponentes ? tal comportamento foi visto em 38 dos 65 pa?ses analisados no relat?rio.

As redes sociais tamb?m est?o sendo cada vez mais usadas para a vigil?ncia em massa, j? que autoridades de ao menos 40 pa?ses institu?ram programas avan?ados de monitoramento destas plataformas.

Escrito por Reuters

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