Itaú Unibanco planeja fechar até 400 agências no país, dizem fontes
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Por Aluisio Alves
S?O PAULO (Reuters) - O Ita? Unibanco iniciou um plano para fechar at? 400 ag?ncias no pa?s, num impulso do maior banco privado do pa?s para se adequar ? migra??o das transa??es banc?rias de clientes para canais eletr?nicos e ampliar a rentabilidade, disseram ? Reuters duas fontes a par do assunto.
O n?mero representa quase 10 por cento dos cerca dos 4,2 mil pontos f?sicos do banco no pa?s, incluindo ag?ncias e postos de atendimento, no final de mar?o, o n?mero p?blico mais recente. Em 12 meses at? mar?o, o n?mero de pontos de atendimento e o de funcion?rios do Ita? Unibanco - cerca de 100 mil - mantiveram-se praticamente est?veis, segundo o balan?o do pr?prio banco.
Consultado sobre o plano de fechamento de ag?ncias, o Ita? Unibanco n?o quis comentar n?meros, mas afirmou em nota que 'a redu??o do n?mero de unidades f?sicas ? um movimento de reposicionamento da rede de ag?ncias, coerente com as novas necessidades dos clientes e o aumento da procura por atendimento em outros canais como internet, celular e ag?ncias digitais'.
Segundo as fontes, a mudan?a pode acontecer em duas etapas, com uma primeira metade dos encerramentos acontecendo nos pr?ximos 12 meses, com o restante acontecendo no ano seguinte.
Nas ?ltimas semanas, o Ita? Unibanco tem avisado os funcion?rios de ag?ncias sobre os planos de fechamento das unidades. O banco tem 'indicado que deve aproveitar parte deles (funcion?rios) nas ag?ncias digitais', nas quais os clientes s?o atendidos de forma remota, por meio da qual conseguem atender a um n?mero maior de clientes, disse uma das fontes.
No fim de mar?o, o Ita? Unibanco tinha 195 dessas ag?ncias digitais em funcionamento, 35 a mais do que um ano antes.
A iniciativa liderada pelo diretor-geral M?rcio Schettini, respons?vel pelas opera??es de varejo do conglomerado, tem como objetivo adaptar o Ita? Unibanco ? cont?nua migra??o das transa??es banc?rias de clientes para canais como smartphones, al?m de sustentar os atuais n?veis de rentabilidade do banco.
'O movimento das ag?ncias est? caindo e o cen?rio competitivo est? mudando r?pido', disse uma das fontes, referindo-se a rivais mais recentes, como as fintechs e os arranjos de pagamentos.
Essas plataformas digitais de servi?os financeiros, com apoio do Banco Central, se multiplicaram nos ?ltimos anos e t?m avan?ado sobre mercados lucrativos dos grandes bancos, como os de cr?dito ao consumo e o de meios de pagamentos.
Diante desse cen?rio, a Rede, bra?o de pagamentos do Ita? Unibanco, chacoalhou o mercado ao anunciar que n?o mais cobraria juros sobre antecipa??o de receb?veis a lojistas. Nesta segunda-feira, o banco anunciou a plataforma de pagamentos instant?neos que usa QR code, aumentando a competi??o no setor.
Escrito por Redação
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