Joice diz que não há 'mapa de votos' da Previdência, mas está otimista em aprovação da PEC
Joice diz que não há 'mapa de votos' da Previdência, mas está otimista em aprovação da PEC
Redação
08/03/2019
Atualizada em 08/03/2019
Por Ricardo Brito
BRAS?LIA (Reuters) - A l?der do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou nesta sexta-feira que n?o h? um 'mapa de votos' em rela??o ? reforma da Previd?ncia, mas destacou que o governo est? otimista em aprovar a Proposta de Emenda ? Constitui??o (PEC) que altera as regras previdenci?rias no pa?s.
'N?o d? para sair cravando n?o, mas vamos conseguir', disse ela, em entrevista na sa?da do Pal?cio do Planalto a respeito de quantos votos o governo teria para aprovar a reforma na C?mara.
Pouco antes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em entrevista ? Ag?ncia Estado que faltariam apenas 48 votos para aprovar a PEC na C?mara -- 160 deputados j? declararam publicamente apoio ? mudan?a nas regras de aposentadoria e outros 100 j? indicaram ao Pal?cio do Planalto que votar?o a favor da reforma, segundo essa contabilidade.
Joice afirmou que o governo tem 'progn?sticos' sobre a vota??o da reforma e n?o quis, apesar da perguntada v?rias vezes, falar sobre n?mero de apoios ao texto do governo porque a base est? sendo constru?da.
A l?der do governo disse tamb?m que n?o h? qualquer decis?o do governo em aceitar fazer altera??es ao texto da PEC para aprovar a proposta. 'N?o tem altera??o n?o, zero', afirmou ela, sobre eventuais mudan?as. 'N?o d? para mexer em tudo sen?o n?o tem Previd?ncia nova', completou.
A deputada destacou que o governo est? conversando com partidos, lideran?as partid?rias e governadores em rela??o ? PEC e que, segundo ela, as respostas dos parlamentares t?m sido boas. Apesar disso, ela ressalvou que grupos sempre pontuam eventuais altera??es a serem feitas nessas conversas.
'Tem que manter a espinhazinha dorsal (da reforma) que ? de 1 trilh?o de reais de economia', disse Joice, ao avaliar que o governo n?o vai topar altera??es profundas ao texto.
Redação