Justiça francesa rejeita acusação contra Air France e culpa pilotos por acidente em voo Rio-Paris
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Por Emmanuel Jarry
PARIS (Reuters) - Ju?zes franceses rejeitaram as acusa??es contra a Air France e a Airbus decorrentes da queda de um avi?o no Atl?ntico durante voo Rio-Paris em 2009 que matou todas as 228 pessoas a bordo, culpando os pilotos por perderem o controle da aeronave.
Em suas conclus?es, vistas pela Reuters, os ju?zes disseram que os pilotos do Airbus A330 n?o conseguiram processar todos os alertas e as leituras de instrumentos fornecidas pelo avi?o.
O avi?o caiu no oceano depois de entrar em estol e despencar de uma altitude de 38.000 p?s durante uma tempestade. Suas turbinas funcionavam, mas as asas perderam sustenta??o.
'A causa direta do acidente foi a perda de controle da tripula??o sobre a trajet?ria da aeronave', determinaram os ju?zes.
Outras tripula??es que enfrentaram situa??es similares conseguiram manter o controle de suas aeronaves, de acordo com os ju?zes.
Os magistrados recusaram as alega??es dos procuradores que investigam o caso, que haviam recomendado que a Air France fosse a julgamento em julho.
Em seu relat?rio de 2012, investigadores franceses de acidentes disseram que, pega de surpresa, a tripula??o do voo AF447 n?o soube lidar com a perda das leituras de velocidade do ar dos sensores de pitot bloqueados pelo gelo e colocaram o avi?o em estol mantendo o nariz alto demais.
O relat?rio tamb?m citou o treinamento deficiente e a falta de um visor de cabine claro para problemas de velocidade.
A investiga??o civil de tr?s anos n?o foi concebida para apontar culpados, o que foi o objetivo do inqu?rito judicial separado que culminou na decis?o desta quinta-feira.
Um advogado que representa as fam?lias das v?timas disse que um recurso contra o veredicto dos ju?zes ser? apresentado imediatamente.
'Os ju?zes s? escreveram em preto e branco que o congelamento dos sensores de pitot n?o teve nada a ver com o acidente. N?o faz sentido', disse Sebastien Busy ? Reuters. 'Se os sensores de pitot n?o tivessem congelado, n?o teria havido um acidente'.
A trag?dia foi a mais letal da hist?ria da Air France e do A330.
Uma d?cada depois, a ind?stria da avia??o ainda est? implantando li??es aprendidas na queda. As mudan?as se concentraram no treinamento, nos procedimentos de cabine e no monitoramento de aeronaves em zonas remotas.
Equipes de resgate levaram quase dois anos para localizar as caixas-pretas do A330 no fundo do oceano.
Escrito por Redação
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