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Natura faz apelo por preservação da Amazônia após queimadas atingirem fornecedores

Placeholder - loading - Presidente da Natura, João Paulo Ferreira, durante entrevista à Reuters em São Paulo  29/11/2019 REUTERS/Leonardo Benassatto
Presidente da Natura, João Paulo Ferreira, durante entrevista à Reuters em São Paulo 29/11/2019 REUTERS/Leonardo Benassatto

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Por Gabriela Mello

SAO PAULO (Reuters) - A gigante de cosm?ticos Natura & Co teve sua cadeia de abastecimento de mat?ria-primas afetada pelas queimadas na floresta amaz?nica este ano e intensificou os esfor?os para que governo, setor privado e comunidades se unam para restaurar o equil?brio ambiental, disse ? Reuters o presidente da companhia.

Perto de tornar-se o quarto maior grupo de beleza do mundo ap?s adquirir a rival Avon Products, a Natura encontra-se em uma posi??o delicada para seguir advogando pelo desenvolvimento sustent?vel sem antagonizar o presidente Jair Bolsonaro.

Sob o comando de Bolsonaro, que assumiu a presid?ncia em 1? de janeiro, os inc?ndios florestais atingiram em agosto o maior n?vel desde 2010, o que desencadeou protestos globais sobre as pol?ticas de seu governo para a maior floresta tropical do mundo, considerada chave na luta contra as mudan?as clim?ticas.

'Me parece que o novo governo ainda est? restabelecendo seus mecanismos de controle, tem cr?ticas sobre os existentes e ainda n?o colocou em andamento alternativas', afirmou o presidente da Natura, Jo?o Paulo Ferreira, em entrevista na noite de sexta-feira, sem citar nomes.

A Natura, que produz muitos cosm?ticos com ativos naturais extra?dos da Amaz?nia, est? empenhada em nutrir o di?logo entre autoridades do governo e outros atores em meio ? polariza??o desencadeada pelo avan?o do desmatamento da floresta amaz?nica ao maior n?vel em 11 anos.

'A Amaz?nia ? muito grande para um ?nico ator sozinho ser capaz de promover mudan?as', contou Ferreira, destacando que a companhia conseguiu reunir no momento mais intenso das queimadas representantes do governo, da iniciativa privada, das comunidades amaz?nicas e de organiza??es n?o governamentais (ONG).

Na semana passada, a companhia apoiou publicamente a ONG Projeto Sa?de e Alegria, manifestando preocupa??o com uma opera??o policial contra a entidade como parte de um inqu?rito sobre as causas dos inc?ndios registrados este ano na Amaz?nia.

Ao mesmo tempo em que tornou-se refer?ncia em quest?es ligadas ? Amaz?nia, a Natura vem se deparando com desafios operacionais, conforme alguns de seus fornecedores na regi?o, principalmente de castanhas, foram afetados pelos inc?ndios, acrescentou Ferreira.

'Tivemos que nos valer da ampla rede de 4.500 fam?lias na regi?o amaz?nica para compensar essas faltas de abastecimento a partir de outras localidades,' explicou o executivo.

A rela??o da Natura com a Amaz?nia come?ou em 1999, quando a companhia iniciou os trabalhos com comunidades locais para extrair ingredientes da biodiversidade brasileira de forma sustent?vel. Atualmente, a empresa atua com 37 comunidades na regi?o.

'Somos parceiros h? quase 20 anos e a Natura nos ajuda a fortalecer a cooperativa e melhorar a gest?o', disse Alexandro Queiroz dos Santos, s?cio e coordenador do Projeto Reflorestamento Econ?mico Consorciado e Adensado (Reca), que re?ne 260 pequenos produtores em Rond?nia, Amazonas e Acre.

O Reca, que produz uma variedade de ingredientes e fornece principalmente ?leos de castanha e andiroba, manteiga de cupua?u e polpa de a?a? para Natura, viu dois de seus associados perderem parte da planta??o para inc?ndios meses atr?s, segundo Santos.

'O impacto foi pequeno, mas aqui tamb?m tem press?o grande do setor madeiro e pecu?ria', afirmou Santos.

Desde 2011, quando estruturou o Programa Amaz?nia, a Natura j? investiu mais de 1,5 bilh?o de reais em atividades na regi?o, contribuindo para preserva??o de cerca de 1,8 milh?o de hectares de floresta.

Ferreira espera que a companhia amplie os investimentos na Amaz?nia, ? medida que leva a marca Natura para novos pa?ses depois da aquisi??o da The Body Shop, em 2017, e da Avon neste ano.

'Vamos crescer em cima das pegadas das empresas irm?s e j? estamos nos antecipando a esse crescimento e intensificando esfor?os com as comunidades na Amaz?nia', disse o presidente.

Uma recente investida na Mal?sia em parceria com um franqueado da The Body Shop est? gerando resultados positivos, de acordo com ele, e a empresa dar? prioridade a novos mercados no Sudeste Asi?tico em seu plano de expans?o.

'Esse franqueado opera em mais de um mercado e h? outros excelentes franqueados na Indon?sia, nas Filipinas e outros mercados adjacentes', comentou o executivo.

Ferreira evitou entrar em detalhes sobre o acordo com a Avon, reiterando apenas que a transa??o deve ser conclu?da at? o fim do primeiro trimestre de 2020. A aquisi??o foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade) em 6 de novembro e por acionistas de ambas as companhias em 13 de novembro.

(Reportagem adicional de Brad Haynes)

Escrito por Reuters

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