Petrobras eleva preço médio do gás de cozinha em 4,4%
Publicada em
Atualizada em
S?O PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira alta de 4,4 por cento no pre?o m?dio do g?s liquefeito de petr?leo (GLP) para uso residencial, embalado em botij?es de at? 13 kg, o chamado g?s de cozinha, a partir de quinta-feira.
O pre?o ?s distribuidoras passar? para 23,10 reais o botij?o, ante 22,13 reais a partir de 5 de abril, informou a petroleira estatal em seu site. Os ajustes da estatal do g?s de cozinha s?o trimestrais desde janeiro.
A m?dia nacional informada, anterior ? incid?ncia de tributos, considera os pre?os praticados nos diversos pontos de venda, que variam ao longo do territ?rio nacional, para mais ou para menos em rela??o ? m?dia, em at? 5 por cento.
A petroleira destacou que a desvaloriza??o do real frente ao d?lar, que entre mar?o e junho chegou a 16 por cento, e eleva??es de 22,9 por cento nas cota??es internacionais do GLP no mesmo per?odo poderiam levar a um reajuste superior ao divulgado hoje.
Esse impacto foi dilu?do pela combina??o entre o per?odo de nove meses usado como base para o c?lculo do pre?o... Al?m do mecanismo de compensa??o que permitir? que eventuais diferen?as entre os pre?os praticados ao longo do ano e o pre?o internacional sejam ajustadas ao longo do ano seguinte , disse a Petrobras.
A atual metodologia da Petrobras para reajustar o g?s de cozinha busca conciliar a redu??o da volatilidade dos pre?os com os resultados da Petrobras. Segundo a empresa, caracter?sticas espec?ficas do mercado de GLP possibilitaram a ado??o de reajustes trimestrais baseados nas cota??es internacionais do produto e varia??es no c?mbio.
Associado a mecanismo de compensa??o ? Petrobras, a metodologia vem permitindo cumprir um dos objetivos da pol?tica atual de reduzir a volatilidade dos pre?os, preservando a sa?de financeira da companhia , disse a Petrobras.
A empresa ressalta em seu site que as revis?es feitas podem ou n?o se refletir no pre?o final, que incorpora impostos e repasses dos demais agentes do setor de comercializa??o, como distribuidores e revendedores.
(Por Isabel Marchenta e Marta Nogueira)
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO