Pode haver vida em sistema solar descoberto pela Nasa
De acordo com cientistas, o novo sistema tem sete planetas que orbitam uma estrela menos quente e brilhante que o Sol.
Publicada em
A Nasa encontrou o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra pela primeira vez em toda a história. Há cerca de 39 anos-luz de distância, o sistema fica, em termos cósmicos, relativamente próximo. Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível encontrar água líquida e, consequentemente, vida.
Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, similar ao sol e um pouco maior do que Júpiter. A expectativa da Nasa é que, na pior das hipóteses, ao menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.
Segundo o estudo, há chances de encontrar vida nesses planetas. Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica da Nasa, disse que essa não é mais uma questão de “se”, mas sim de “quando”.
Mesmo que os pesquisadores não encontrem vida nesse sistema, ela pode se desenvolver lá – o sistema é relativamente novo e deve viver por mais 10 trilhões de anos, tempo mais do que suficiente para a vida evoluir.
Apesar de toda a semelhança existente entre o novo sistema e a Terra, a estrela Trappist-1 é bem diferente do nosso Sol. Ela é bem menor e emite menos luz: a claridade nos planetas deve ser cerca de um centésimo da claridade na Terra durante o dia.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO