Preços de frete marítimo global despencam com guerra comercial entre EUA e China
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Por Henning Gloystein
CINGAPURA (Reuters) - O custo de contrata??o de navios de cont?ineres despencou 24 por cento ante o pico de v?rios anos, enquanto as taxas cobradas por navios de mat?rias-primas recuaram 10 por cento ante m?ximas em cinco anos, em novos sinais de desacelera??o do com?rcio global com implica??es
Enquanto o mundo segue concentrado nas perdas dos mercados acion?rios nesta semana, a queda nas taxas de fretes, que ocorre em meio ? guerra comercial travada pelos Estados Unidos contra a China, al?m da desvaloriza??o de moedas de mercados emergentes e condi??es mais restritas de cr?dito, ? um press?gio de desacelera??o do crescimento econ?mico global.
No in?cio das cadeias de fornecimento, os navios graneleiros transportam as mat?rias-primas, como carv?o e min?rio de ferro, das minas para as fundidoras, enquanto os navios de cont?ineres completam o ciclo transportando a grande maioria dos bens manufaturados globais das f?bricas para os consumidores.
Os fretes de navios graneleiros e de cont?ineres subiram para picos em v?rios anos mais cedo neste ano, mas despencaram desde a guerra comercial entre os Estados Unidos e China se agravou, com ambos os lados impondo altas tarifas de importa??o sobre centenas de produtos.
'O achatamento do ?ndice de fretes de graneis secos no B?ltico e do ?ndice de cont?ineres sinalizam com certeza para uma desacelera??o da economia global', disse Ashok Sharma, diretor da contratadora de cargas BRS Baxi, em Cingapura.
Frederic Neumann, codiretor da Asia Economic Research do HSBC em Hong Kong, afirmou que o 'com?rcio global est? esfriando depois de um forte desempenho nos ?ltimos dois anos'.
Ele afirmou que a desacelera??o da demanda na Europa e China, dificuldades nos mercados emergentes, bem como as tens?es comerciais entre EUA e China est?o contribuindo para a desacelera??o e acrescentou que 'o efeito completo disso ainda n?o foi sentido'.
O ?ndice Harpex Container, que acompanha mudan?as semanais nos pre?os de frete de navios de cont?ineres, caiu em quase 25 por cento desde junho, quando estava em um pico de sete anos, para 516 pontos.
J? o Freightos Baltic Index, um ?ndice global de cont?ineres lan?ado em Cingapura em 2017, subiu para um recorde em agosto, mas desde ent?o caiu 5,4 por cento, para 1.583 pontos.
Os movimentos no mercado de cont?ineres tendem a refletir mudan?as nas economias desenvolvidas enquanto no caso dos navios de gran?is s?lidos representam mais pa?ses emergentes, afirmam analistas de log?stica.
O Baltic Dry Index, que mede custos de frete para navios que transportam min?rio de ferro, carv?o e outros minerais, caiu 13 por cento depois de atingir o maior pico desde janeiro de 2014.
Leszczynski afirmou que a queda nos fretes de gran?is secos est? mais relacionada a tend?ncias nos mercados emergentes, onde as moedas de pa?ses como a ?ndia, Indon?sia e Paquist?o despencaram contra o d?lar este ano, reduzindo a capacidade de pagamento de importa??es.
Por outro lado, os fretes de petroleiros est?o se segurando, conforme companhias tentam comprar o maior volume poss?vel de petr?leo antes da reimposi??o de san??es dos Estados Unidos contra as exporta??es do Ir?, em 4 de novembro.
Por?m, o sinal de risco para a economia global continua. 'O frete de petroleiros tipicamente tem uma defasagem de alguns trimestres em rela??o ao ?ndice de gran?is s?lidos', disse Sharma, do BRS Baxi.
Escrito por Redação
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