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Problemas técnicos estão por trás de queda do jato da Boeing no Irã, dizem fontes de segurança

Problemas técnicos estão por trás de queda do jato da Boeing no Irã, dizem fontes de segurança

Reuters

08/01/2020

Placeholder - loading - Pessoal do Crescente Vermelho vasculham área do acidente com avião no Irã 08/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Pessoal do Crescente Vermelho vasculham área do acidente com avião no Irã 08/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Por Matthias Williams, Mark Hosenball e David Ljunggren

KIEV/WASHINGTON/OTTAWA, 8 Jan (Reuters) - Um avi?o ucraniano caiu em uma bola de fogo logo ap?s decolar de Teer? na quarta-feira, matando todas as 176 pessoas a bordo, em um acidente que, segundo fontes de intelig?ncia, provavelmente foi causado por uma falha t?cnica.

O Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, a caminho de Kiev e transportando principalmente iranianos e iranianos-canadenses, caiu horas depois de o Ir? lan?ar m?sseis em bases que abrigam for?as norte-americanas no Iraque, levando alguns a especular que o avi?o poderia ter sido atingido.

Mas cinco fontes de seguran?a --tr?s norte-americanas, uma europeia e uma canadense-- que pediram para n?o serem identificadas, disseram ? Reuters que a avalia??o inicial das ag?ncias de intelig?ncia ocidentais ? que o avi?o sofreu um mau funcionamento t?cnico e n?o foi derrubado por um m?ssil. Havia evid?ncias de que um dos motores do jato superaqueceu, disse a fonte canadense.

O acidente acontece em um momento dif?cil para a fabricante de avi?es Boeing, que recolheu sua frota 737 MAX ap?s dois acidentes. O 737-800 ? um dos modelos mais usados no mundo, tem um bom hist?rico de seguran?a e n?o usa a ferramenta de software implicada em quedas do 737 MAX.

'Estamos em contato com nossos clientes de companhias a?reas e os apoiamos neste momento dif?cil. Estamos prontos para ajudar da maneira que for necess?rio', afirmou a fabricante em comunicado divulgado nesta quarta-feira. A empresa se recusou a fazer mais coment?rios.

Em Paris, na quarta-feira de manh?, a fabricante dos motores do avi?o francesa-americana CFM --de propriedade da General Electric Co e da francesa Safran-- disse que as especula??es sobre a causa da queda eram prematuras.

Entre as v?timas estavam 82 iranianos, 63 canadenses e 11 ucranianos, disseram autoridades ucranianas. A rota Teer?-Toronto via Kiev ? popular entre os canadenses descendentes de iranianos que visitam o Ir?, na aus?ncia de voos diretos, e carregava muitos estudantes e acad?micos voltando para casa ap?s as f?rias. No aeroporto principal de Kiev, velas e flores foram colocadas ao lado de fotos dos tripulantes ucranianos mortos.

Esse foi o primeiro acidente fatal da companhia a?rea Ukraine International Airlines, que tem sede em Kiev. A companhia disse que estava fazendo tudo o que era poss?vel para confirmar a causa da queda.

A Ucr?nia disse que estava enviando uma equipe de especialistas ao Ir? para investigar.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o Canad? 'continuar? trabalhando em estreita colabora??o com seus parceiros internacionais para garantir que este acidente seja completamente investigado' e o secret?rio de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos estavam pedindo coopera??o completa com qualquer investiga??o sobre a causa da queda.

Pelas regras internacionais, o Ir? tem a responsabilidade de investigar a queda.

A televis?o estatal iraniana informou que gravadores de dados e a caixa-preta do avi?o foram encontrados. O chefe da ag?ncia de avia??o civil do pa?s disse, segundo a ag?ncia Mehr, que o Ir? n?o iria entregar a caixa-preta para a Boeing.

Reuters

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