Venda de veículos no Brasil vai superar expectativas em 2018, deve avançar em 2019
Publicada em
Atualizada em
S?O PAULO (Reuters) - A ind?stria automotiva do Brasil deve encerrar 2018 com crescimento acima do esperado nas vendas de ve?culos novos, e seguir avan?ando em 2019, mas a produ??o n?o vai acompanhar o ritmo, pressionada por recuo das exporta??es para a Argentina, quadro que deve come?ar a ser revertido apenas a partir da segunda metade do pr?ximo ano, segundo estimativas da associa??o que representa o setor, Anfavea, divulgadas nesta quinta-feira.
As vendas de carros, comerciais leves, caminh?es e ?nibus novos no Brasil acumularam crescimento de 15 por cento de janeiro a novembro sobre um ano antes ante expectativa da Anfavea para 2018 de alta de 13,7 por cento. J? a produ??o nos 11 primeiros meses do ano subiu 8,8 por cento sobre o mesmo per?odo ante uma previs?o da entidade de alta de 11 por cento.
'Felizmente erramos na previs?o de vendas, deve encerrar o ano com uma alta de em torno de 15 por cento', disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a jornalistas. 'Quanto ?s exporta??es, ach?vamos que pod?amos bater recorde neste ano, mas o n?mero mais realista est? mais pr?ximo de 600 mil a 650 mil unidades', acrescentou.
A Anfavea come?ou o ano apostando em exporta??es recordes de at? 800 mil ve?culos, o que corresponderia a um crescimento de cerca de 4 por cento sobre 2017, mas no acumulado do ano at? novembro as vendas externas registram queda de 15,3 por cento, a 597,4 mil unidades.
A Argentina, que vive um quadro de forte queda na demanda por ve?culos em meio a uma crise econ?mica, ? respons?vel por 70 por cento das exporta??es de ve?culos do Brasil. As vendas externas j? tinham recuado em outubro e registraram nova queda em novembro, tombando 53 por cento no comparativo anual e 11,3 por cento no mensal, a 34,5 mil unidades.
Segundo Megale, as medidas tomadas pelo governo argentino para lidar com uma forte desvaloriza??o do peso, que incluem um pacote de ajuda negociado com o Fundo Monet?rio Internacional (FMI), devem surtir efeito apenas em meados do pr?ximo ano, levando a reboque o mercado local de ve?culos e as exporta??es brasileiras.
Por conta dessa fraqueza nas vendas externas este ano, algo que a ind?stria nacional est? tentando contornar com amplia??o de exporta??es para mercados menores como Chile e Col?mbia, a produ??o brasileira de ve?culos deve ficar abaixo das 3 milh?es de unidades projetadas pela entidade, o que marcaria um crescimento de 11 por cento em 2018 ante alta de 8,8 por cento acumulada no ano at? novembro.
O que est? segurando a ind?stria de ve?culos neste ano ? o mercado interno, que segue impulsionado por melhora do apetite dos bancos em financiar compras em meio ao ambiente de aumento na confian?a dos consumidores e empres?rios e juros da economia na m?nima hist?rica. Em novembro, a m?dia de venda de ve?culos novos por dia ?til foi de 11,5 mil unidades, mesmo valor de outubro e considerado pelo presidente da Anfavea como 'importante' ao sinalizar um forte volume de vendas em dezembro, o m?s mais movimentado de vendas da ind?stria.
O presidente da Anfavea evitou fazer proje??es precisas, mas disse que a entidade 'tem convic??o' de que as vendas de ve?culos novos no Brasil em 2019 v?o crescer pelo menos dois d?gitos baixos, marcando um terceiro ano de expans?o do setor. A expectativa ? baseada nas proje??es de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do pr?ximo ano, de 2,53 por cento, ante 1,3 por cento em 2018.
Sobre a produ??o, o setor trabalha com um intervalo de crescimento de entre 5 e 10 por cento em 2019. Na v?spera, o Instituto A?o Brasil (IABr), que re?ne os produtores de a?o do pa?s, informou que a proje??o para a produ??o de ve?culos em 2019 ? de alta de 9 por cento.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO