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Projetos de concessão de infraestrutura terão taxas de retorno maiores, diz ministro

Placeholder - loading - Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura  22/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura 22/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

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S?O PAULO (Reuters) - Os projetos de concess?o de infraestrutura sendo gestados pelo governo federal v?o oferecer taxas de retorno maiores que em rodadas anteriores, aproveitando momento em que juros no mundo todo est?o em m?nimas hist?ricas e investidores seguem em busca de fontes mais rent?veis para seus recursos, disse nesta quinta-feira o ministro de Infraestrutura, Tarc?sio de Freitas.

O ministro participou de transmiss?o do BNDES pela internet sobre projetos de concess?o do governo federal que incluem um pacote de mais de 7 mil quil?metros de rodovias, milhares de quil?metros de ferrovias, al?m de aeroportos e portos que incluem o maior da Am?rica Latina, em Santos (SP).

'Trabalharemos com uma taxa de retorno maior. O mundo est? encolhendo, mas a liquidez est? a? e os investidores est?o esperando por bons projetos', disse Freitas. 'Ofereceremos taxas de retorno de 9%, 10%, 11% ao ano real', acrescentou.

Segundo Freitas, que tem sido figura frequente de transmiss?es pela internet sobre infraestrutura e projetos de concess?o nos ?ltimos meses, o primeiro teste do apetite dos investidores pelo pacote de concess?es brasileiro dever? ocorrer em agosto, com o leil?o de dois terminais de celulose em Santos.

Ele afirmou que o governo dever? assinar na pr?xima semana a renova??o antecipada da concess?o da ferrovia Malha Paulista operada pela Rumo, ap?s o processo ter sido aprovado na v?spera pelo Tribunal de Contas da Uni?o. O projeto prev? a amplia??o da capacidade de 35 milh?es de toneladas por ano para 70 milh?es de toneladas em cinco anos, com possibilidade de atingir 105 milh?es ap?s isso.

Presente na transmiss?o, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que o banco quer servir como um agente facilitador da a??o de institui??es multilaterais de cr?dito e que 'n?o faltar?o recursos em reais de longo prazo', apesar dos esfor?os do banco para amenizar os impactos econ?micos da epidemia de Covid-19.

Segundo Montezano, o banco est? preparando um produto de financiamento com garantia voltado aos projetos de concess?o. Ele n?o deu detalhes. O presidente do BNDES aproveitou ainda para afastar preocupa??es com o tamanho do programa brasileiro de concess?es de infraestrutura, que segue projetando receber investimentos do setor privado da ordem de 230 bilh?es a 250 bilh?es de reais nos pr?ximos anos.

'Ao contr?rio, quanto maior o programa, mais diversificado ele for, melhor ? para o investidor atuar em infraestrutura no Brasil. O desafio global ? de fazer cheques grandes, quanto mais robusto for o conjunto de projetos, mais positivo ? para o investidor se mobilizar e entender o pa?s', disse Montezano. 'N?o estar?amos fazendo isso se n?o houvesse apetite do mercado', complementou Freitas.

No calend?rio dos principais projetos do governo est?o os leil?es de rodovias, que devem ocorrer no segundo trimestre de 2022, disse Fabio Abrah?o, diretor de Infraestrutura do BNDES. Ele comentou ainda que o leil?o da companhia operadora do porto de Vit?ria, Codesa, deve ocorrer no quarto trimestre de 2021 e que o de Santos tem expectativa do certame ocorrendo no segundo trimestre de 2022.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edi??o Paula Arend Laier)

Escrito por Reuters

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