Pulseira é capaz de diagnosticar diabetes, fibrose e outras doenças
O aparelho funciona através da análise do suor.
Publicada em
Um estudo apresentou uma pulseira capaz de diagnosticar diabetes, fibrose, e outras doenças apenas analisando o suor do paciente. A pesquisa foi conduzida por cientistas das Universidades de Stanford e da Califórnia e publicada no site do veículo científico Proceedings of National Academy of Science.
O objeto é equipado com um sensor que realiza o diagnóstico. O dispositivo coleta o suor do paciente e faz uma análise das substâncias ali presentes.
Para diagnosticar a diabetes, o nível de açúcar nas amostras é examinado. Se o índice de glicose detectado for elevado, isso significa que o paciente sofre da doença. Já para diagnosticar a fibrose cística, em vez de examinar a glicose da amostragem, o dispositivo detecta a quantidade de cloreto no suor. Essa substância em altos níveis pode ser um indicativo de fibrose.
A pulseira oferece uma forma muito mais fácil e acessível de diagnóstico, uma vez que o dispositivo é móvel. Pessoas que vivem em lugares remotos e que não possuem acesso fácil a centros de saúde podem fazer os exames clínicos de sua própria casa, sem nenhuma preocupação.
O próximo passo dos cientistas é fazer com que o dispositivo evolua de uma simples ferramenta de exames clínicos pontuais para um potencial aparelho de monitoramento constante dos índices biológicos.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO