Smartphone é capaz de detectar a composição molecular de materiais
O aparelho foi apresentado na Consumer Electronics Show e pode ser um avanço para o cuidado com a saúde.
Publicada em
Durante a Consumer Electronics Show, realizada no início do ano em Las Vegas, foi apresentado o primeiro smartphone capaz de detectar a composição química de vários materiais. Com o Changhong H2, fica fácil descobrir quantas calorias um alimento possui ou mesmo o percentual de gordura presente no corpo de uma pessoa.
Aparentemente, o dispositivo parece com qualquer aparelho tradicional. Dentro dele, no entanto, existe um espectrômetro infravermelho que mede as propriedades da luz. Quando direcionado a um objeto, o sensor analisa a luz refletida. Dessa forma, ele tem a capacidade de identificar a assinatura molecular do material.
O espectrômetro, porém, ainda não funciona com qualquer objeto. É necessário criar aplicativos que detectem composições químicas específicas. Já há um app que mede a quantidade de açúcar em frutas. Outro informa a porcentagem de gordura corporal de um usuário; nesse caso, a pessoa precisa mirar o sensor nos bíceps para que o aparelho diga se ela está acima ou abaixo da média no quesito de gordura.
O smartphone foi desenvolvido em parceria entre a Changhong, uma fabricante asiática de produtos eletrônicos, e a Analog Devices, uma multinacional americana. Já o sensor foi criado pela Consumer Physics. O aparelho tem tela de 6 polegadas, bateria de 3.000 mAh e sensor de impressões digitais.
Por enquanto, ele está disponível apenas na China. A expectativa é que o produto venha também para outros países, já que ele seria um grande aliado no cuidado com a saúde.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO