Temperatura global aumentará pelo menos 2 graus ainda neste século
Já outro estudo afirma que, se o ritmo das emissões nos próximos 15 anos for mantido, o mais provável é que o aumento da temperatura seja de 3 graus.
Publicada em
Pesquisadores afirmam que há apenas 5 por cento de chance da meta do Acordo de Paris ser atingida – a de manter o aquecimento global dentro de dois gruas Celsius. O estudo, publicado na revista científica Nature, aponta que existe 90 por cento de chance de a temperatura global aumentar entre 2 a 5 graus ainda neste século.
De acordo com o programa ambiental das Nações Unidas, cerca de 54 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa são emitidos por ano, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. A ONU estima que essas emissões deveriam ser reduzidas para 42 bilhões de toneladas até 2030 para frear o aquecimento global abaixo dos 2 graus.
Dargan Frierson, autor do estudo, ressalta que os danos causados pelo calor, pela seca, pelo clima extremo e pelo aumento do nível do mar serão muito mais graves se a temperatura subir mais do que 2 graus.
Já outro estudo, este da Universidade do Colorado, publicado também na revista Nature, afirma que se o ritmo das emissões nos próximos 15 anos for mantido, o mais provável é que o aumento da temperatura seja de 3 graus. A pesquisa analisou a capacidade dos oceanos de absorver o carbono, o desequilíbrio energético e o comportamento das partículas finas na atmosfera.
"Esta análise é fundamental para nos entendermos e para que os políticos percebam quanto tempo temos antes de o planeta alcançar determinado limite", destaca Robert Pincus, um dos autores do estudo.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO