Tripulação de avião da Ethiopian seguiu procedimentos, diz primeiro relatório de acidente
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Por Jason Neely
ADDIS ABABA (Reuters) - Os pilotos da Ethiopian Airlines seguiram os devidos procedimentos quando o avi?o Boeing MAX 8 que comandavam mergulhou diversas vezes antes de cair em 10 de mar?o, matando 157 pessoas, disse nesta quinta-feira a ministra dos Transportes da Eti?pia, ao apresentar o primeiro relat?rio oficial sobre o desastre.
'A tripula??o realizou repetidamente todos os procedimentos orientados pelo fabricante, mas n?o conseguiu controlar a aeronave', disse a ministra Dagmawit Moges em uma coletiva de imprensa na capital Adis Abeba.
Alinhado ?s regras internacionais para acidentes a?reos, o relat?rio preliminar n?o apontou culpados, nem forneceu uma an?lise detalhada do voo, o que deve exigir v?rios meses at? a emiss?o de um relat?rio final -- que por sua vez deve levar um ano.
Como sinal claro de onde os investigadores et?opes est?o concentrando a aten??o, o relat?rio absolveu os pilotos da aplica??o de procedimentos incorretos e emitiu duas recomenda??es dirigidas ? fabricante Boeing e ?s ag?ncias reguladoras.
Eles sugeriram que a Boeing?revise o sistema de controle da aeronave e que as autoridades aerovi?rias confirmem se o problema foi resolvido antes de permitir que o modelo de avi?o volte a ser usado. Sua opera??o foi suspensa em todo o mundo ap?s a queda, o segundo acidente fatal do novo modelo em seis meses na esteira de um acidente da Lion Air na Indon?sia em outubro que matou 189 pessoas.
'Como foram observadas condi??es de mergulho de nariz involunt?rias e repetitivas... recomenda-se que o sistema de controle da aeronave seja revisado pelo fabricante', disse Dagmawit.
A Ethiopian Airlines disse que sua tripula??o seguiu todas as diretrizes corretas para lidar com uma emerg?ncia dif?cil.
Mas o relat?rio pode provocar um debate com Boeing sobre como a tripula??o reagiu a problemas desencadeados por dados imprecisos de um sensor de caudal de ar, particularmente se estabilizaram o avi?o antes de desligar programas essenciais.
A Boeing disse que estudar? o relat?rio.
Familiares das v?timas, ag?ncias reguladoras e viajantes de todo o globo est?o esperando pistas do acidente, ocorrido seis minutos ap?s a decolagem.
O relat?rio preliminar sobre o desastre da Lion Air disse que os pilotos perderam o controle depois de se atrapalharem com o programa Sistema de Aumento das Caracter?sticas de Manobras (MCAS), novo mecanismo antiestol automatizado que baixou o nariz do avi?o v?rias vezes com base em dados imprecisos de um sensor.
Escrito por Redação
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