Vendas no varejo do Brasil sobem pela 7ª vez em novembro, mas abaixo do esperado
Publicada em
Atualizada em
Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira
RIO DE JANEIRO/S?O PAULO (Reuters) - As vendas varejistas no Brasil mantiveram o ritmo positivo em novembro pelo s?timo m?s seguido com impulso da Black Friday, por?m abaixo do esperado.
O volume de vendas no varejo teve em novembro alta de 0,6% em rela??o a outubro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).
Na compara??o com o mesmo m?s do ano anterior, as vendas aumentaram 2,9%, na oitava taxa positiva seguida.
Entretanto, os resultados ficaram bem abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters, de avan?os de 1,1% na compara??o mensal e de 3,8% sobre um ano antes.
O m?s foi marcado pelas vendas da Black Friday, em meio a uma conjuntura mais favor?vel ao consumo com infla??o baixa e mais pessoas no mercado de trabalho. Por?m, com menos for?a do que em 2018, quando a temporada de vendas ajudou as vendas varejistas a subirem 3,1% sobre outubro.
?Os setores que mais cresceram em novembro foram os mais sens?veis ? Black Friday, como m?veis, eletrodom?sticos, eletroeletr?nicos e perfumaria', explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.
'Se n?o fosse a Black Friday, poderia ficar at? negativo', completou ela, atribuindo o resultado abaixo do esperado pelo mercado a possivelmente 'uma quest?o de metodologia e calibragem'.
Das oito atividades pesquisadas, quatro apresentaram crescimento no volume de vendas sobre o m?s anterior, com destaque para o ganho de 4,1% de Artigos farmac?uticos, m?dicos, ortop?dicos, de perfumaria e cosm?ticos e de 1,0% de Outros artigos de uso pessoal e dom?stico.
As vendas de M?veis e eletrodom?sticos aumentaram 0,5% no m?s, enquanto as Equipamentos e material para escrit?rio, inform?tica e comunica??o subiram 2,8%.
As taxas negativas foram registradas por Tecidos, vestu?rio e cal?ados (-0,2%) e Combust?veis e lubrificantes (-0,3%), al?m de Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,7%). J? o setor de maior peso no varejo, Hipermercados, supermercados, produtos aliment?cios, bebidas e fumo, teve estabilidade nas vendas em novembro.
No varejo ampliado, o volume de vendas caiu 0,5%, interrompendo oito meses de crescimento. O setor de Ve?culos, motos, partes e pe?as recuou 1,0%, enquanto Material de constru??o teve varia??o positiva de 0,1%.
?O com?rcio vai fechar o ano mais uma vez no positivo. Ser? o terceiro ano seguido, mas n?o rep?e ainda as perdas de 2015 e 2016', disse a gerente da pesquisa.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO