Vendas no varejo do Brasil sobem pela 7ª vez em novembro, mas abaixo do esperado
Vendas no varejo do Brasil sobem pela 7ª vez em novembro, mas abaixo do esperado
Reuters
15/01/2020
Atualizada em 15/01/2020
Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira
RIO DE JANEIRO/S?O PAULO (Reuters) - As vendas varejistas no Brasil mantiveram o ritmo positivo em novembro pelo s?timo m?s seguido com impulso da Black Friday, por?m abaixo do esperado.
O volume de vendas no varejo teve em novembro alta de 0,6% em rela??o a outubro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).
Na compara??o com o mesmo m?s do ano anterior, as vendas aumentaram 2,9%, na oitava taxa positiva seguida.
Entretanto, os resultados ficaram bem abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters, de avan?os de 1,1% na compara??o mensal e de 3,8% sobre um ano antes.
O m?s foi marcado pelas vendas da Black Friday, em meio a uma conjuntura mais favor?vel ao consumo com infla??o baixa e mais pessoas no mercado de trabalho. Por?m, com menos for?a do que em 2018, quando a temporada de vendas ajudou as vendas varejistas a subirem 3,1% sobre outubro.
?Os setores que mais cresceram em novembro foram os mais sens?veis ? Black Friday, como m?veis, eletrodom?sticos, eletroeletr?nicos e perfumaria', explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.
'Se n?o fosse a Black Friday, poderia ficar at? negativo', completou ela, atribuindo o resultado abaixo do esperado pelo mercado a possivelmente 'uma quest?o de metodologia e calibragem'.
Das oito atividades pesquisadas, quatro apresentaram crescimento no volume de vendas sobre o m?s anterior, com destaque para o ganho de 4,1% de Artigos farmac?uticos, m?dicos, ortop?dicos, de perfumaria e cosm?ticos e de 1,0% de Outros artigos de uso pessoal e dom?stico.
As vendas de M?veis e eletrodom?sticos aumentaram 0,5% no m?s, enquanto as Equipamentos e material para escrit?rio, inform?tica e comunica??o subiram 2,8%.
As taxas negativas foram registradas por Tecidos, vestu?rio e cal?ados (-0,2%) e Combust?veis e lubrificantes (-0,3%), al?m de Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,7%). J? o setor de maior peso no varejo, Hipermercados, supermercados, produtos aliment?cios, bebidas e fumo, teve estabilidade nas vendas em novembro.
No varejo ampliado, o volume de vendas caiu 0,5%, interrompendo oito meses de crescimento. O setor de Ve?culos, motos, partes e pe?as recuou 1,0%, enquanto Material de constru??o teve varia??o positiva de 0,1%.
?O com?rcio vai fechar o ano mais uma vez no positivo. Ser? o terceiro ano seguido, mas n?o rep?e ainda as perdas de 2015 e 2016', disse a gerente da pesquisa.
Reuters