Zuckerberg perde US$16 bi com queda recorde de ações do Facebook
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, sofreu uma perda de 16 bilh?es de d?lares em seu patrim?nio nesta quinta-feira, em meio ? forte queda nas a??es da rede social que ocorria depois que executivos da empresa projetaram anos de margens de lucro menores.
Pelo menos 16 corretoras cortaram seus pre?os-alvo para o Facebook depois que executivos da companhia afirmaram que os custos de melhoria de recursos de privacidade dos usu?rios, bem como desacelera??o nos maiores mercados publicit?rios, v?o afetar as margens de lucro da companhia por mais de dois anos.
?s 12h07, as a??es do Facebook tinham queda de quase 20 por cento, a 175,5 d?lares, uma queda que reduziu o valor de mercado da companhia em cerca de 124 bilh?es de d?lares, ou quase quatro vezes o valor de mercado da rival Twitter, que tinha queda de 3 por cento.
Os resultados de segundo trimestre do Facebook marcaram o primeiro sinal de que uma nova lei de privacidade e uma s?rie de esc?ndalos envolvendo a consultoria pol?tica Cambridge Analytica e outros criadores de aplicativos atingiram os neg?cios da rede social.
Descrevendo os an?ncios como 'bomb?sticos', analistas da Barid afirmaram que as quest?es foram em grande parte 'autoinfligidas' uma vez que o Facebook est? sacrificando a monetiza??o de seu aplicativo principal para incentivar seu uso.
De 47 analistas que cobrem o Facebook, 43 recomendam 'compra' para a a??o, dois recomendam 'manuten??o' e dois indicam 'venda'. A mediana do pre?o-alvo da a??o para eles ? de 219,30 d?lares.
Os cerca de 16 bilh?es de d?lares em valor l?quido que Zuckerberg perde ? equivalente ? fortuna da 81? pessoa mais rica do mundo, o empres?rio japon?s Takemitsu Takizaki, segundo ranking da revista Forbes.
Alguns analistas afirmaram que os problemas do Facebook n?o ser?o facilmente resolvidos.
'Diferente da Netflix, cuja queda de resultado trimestral foi considerada como tempor?ria, vemos aqui uma evolu??o na hist?ria, embora uma parte dela j? esper?vamos', disse Daniel Salmon, analista da BMO Capital Markets.
Outros, por?m, avaliaram que a ?nfase do Facebook em conte?do de maior engajamento e conte?dos promocionais no hist?rico de not?cias dos usu?rios vai apoiar a receita da companhia no longo prazo.
'Os pessimistas ganharam este trimestre... mas n?o a guerra', disse Brent Thill, analista da Jefferies.
(Por Vibhuti Sharma, Munsif Vengattil e Devbrat Saha em Bangalore, ?ndia)
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO