Aplicativo auxilia moradores e turistas fugirem da violência no Rio de Janeiro
O aplicativo foi criado em 2016 como uma página no Facebook e hoje publica alertas sobre tiroteios e arrastões para cerca de 400 mil usuários.
Publicada em
O medo da violência no Rio de Janeiro fez aumentar o uso de um aplicativo de alertas em tempo real para fugir das chamadas “rotas de balas perdidas”.
O total de incidentes com armas de fogo notificados pelo app Onde Tem Tiroteio (OTT) chega a 2.879 até o ano de 2017, e cada vez mais pessoas têm utilizado a plataforma para se manterem informadas e tentarem fugir do perigo.
“A maior gratificação que o OTT hoje nos proporciona é justamente isso, são esses relatos de pessoas que conseguiram, graças a um alerta nosso, se livrar de uma situação adversa. São pais e mães que nos ligam, nos mandam mensagem agradecendo, porque os filhos estavam em uma situação completamente perigosa”, disse Henrique Caamaño, diretor operacional do projeto.
O aplicativo foi criado em 2016 como uma página no Facebook e hoje publica alertas sobre tiroteios e arrastões para cerca de 400 mil usuários em um aplicativo para Android e em contas em redes sociais.
A plataforma é alimentada por informações dos usuários, que são checadas em grupos criados para locais específicos da cidade, em no máximo cinco minutos.
“Tudo que envolva risco à sociedade, à população, a gente procura alertar no tempo real. Tiroteios, arrastões, manifestações em vias que impossibilitem o ir e vir das pessoas, manifestações com ônibus queimados, entre outros”, disse Caamaño.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO