Fumar não prejudica apenas o pulmão; veja os malefícios do hábito
Estudos recentes constataram que o cigarro pode prejudicar até mesmo o canal auditivo, provocando zumbidos a longo prazo.
Publicada em
Com 4,7 mil substâncias presentes em sua composição, o cigarro está na origem de 90 por cento dos casos de câncer de pulmão no mundo. Ele também se relaciona outras doenças do sistema cardiovascular, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, dentro das mais de 4 mil substâncias químicas do cigarro, 250 delas são prejudiciais, e 50 são conhecidas por causar câncer – e não só o de pulmão. São 14 os tumores malignos associados ao uso de tabaco: câncer de pulmão, de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia.
Uma pesquisa publicada pela revista científica internacional "The Lancet" apontou que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes. De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito tende a ser mais comum entre adultos de 45 a 64 anos e entre pessoas com baixa escolaridade.
O tabagismo está na origem de 90 por cento de todos os casos de câncer de pulmão no mundo — e entre os 10 por cento restantes, 1/3 deles são os chamados fumantes passivos.
Os malefícios não são notados apenas a longo prazo. Algumas alterações no organismo podem ser percebidas imediatamente após a interrupção do fumo cotidiano. “As decorrências podem aparecer imediatamente, com o aumento da pressão arterial, alterações de glicemia, mudanças no olfato e no paladar, na textura da pele, queda de cabelos”, descreve Sérgio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia.
Estudos recentes constataram que o cigarro pode prejudicar até mesmo o canal auditivo, provocando zumbidos a longo prazo. Os fumantes são mais propensos a apresentarem otites (inflamação nos ouvidos), rinites alérgicas, sinusites, faringites, câncer de boca e de laringe.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO