O consumo de álcool no Brasil aumentou 44% últimos dez anos
Dos 10 primeiros países com maior taxa de consumo de álcool, nove ficam no Leste Europeu.
Publicada em
O consumo de álcool no Brasil aumentou 43,5 por cento nos últimos dez anos e já ultrapassa a média internacional. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016, esse número chegou a 8,9.
Segundo o levantamento, o país com o maior índice de consumo de álcool é a Lituânia, onde os habitantes bebem o equivalente a 18,2 litros de álcool puro por ano. Na sequência, aparecem Bielorrússia, Moldávia e Rússia. No ranking referente ao ano de 2016, o Brasil aparece na 49ª posição entre os 193 países avaliados.
A média mundial é 6,4 litros por ano. Dos 10 primeiros países com maior taxa de consumo de álcool, nove ficam no Leste Europeu, o que eleva a taxa média de consumo na Europa para 10,3 litros. Na África, essa média de 6 litros e por ano, e nas Américas, a taxa é de 8,2.
A OMS esclarece que não vê o consumo álcool como um problema em si, mas considera que o uso excessivo e a falta de controle podem se transformar em uma situação de ameaça séria.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO