Aplicativo gratuito ajuda quem tem ansiedade
Brasileiro, o app está sendo baixado até mesmo em outros países.
Publicada em
O “Querida Ansiedade” é um aplicativo disponível para sistemas Android e iOS, gratuito e com interface em português, destinado a pessoas que sofrem com o transtorno.
O app, desenvolvido por uma psicóloga, se divide em duas funções principais: esclarecer o que é e como funciona a ansiedade e oferecer saídas para controlar e reverter o sentimento.
Hoje, o transtorno de ansiedade já atinge quase 10 por cento dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ansiedade e depressão ganharam uma incidência 70 por cento maior entre os jovens nos últimos 25 anos. E isso pode estar relacionado às novas tecnologias. Um estudo recente apontou que o Instagram é o pior aplicativo para saúde mental dos jovens, principalmente por ser a rede social mais propensa a provocar ansiedade.
A plataforma “Querida Ansiedade” promete ao usuário que ele entenda o funcionamento da doença, observe como ela se manifesta em si, como ela afeta o seu dia a dia, identifique situações que o deixam ansioso e, principalmente, aprenda formas de reduzi-la em situações futuras.
A criadora do aplicativo, Taíssa Rubim, fala da importância de trazer cada vez mais debates sobre a saúde mental. "Quanto mais falamos sobre o assunto, de forma clara, respeitosa e ética, mais desmistificamos a ideia de que saúde mental não é importante."
A psicóloga lembra de uma mensagem que recebeu de uma mulher. "Ela dizia que teve síndrome do pânico em 2005 e que, naquela época em que não havia tanta informação disponível, alguns a chamavam de louca."
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por null
SALA DE BATE PAPO