Dormir mais de 7 horas por dia ajuda a emagrecer
Estudos comprovam que dormir mal estimula a fome e a vontade de comer alimentos calóricos.
Publicada em
É comum associarmos emagrecimento a dietas e exercícios. Com isso, acabamos esquecendo que o sono é um fator essencial para o controle do peso. Para quem adora dormir e vive brigando com a balança, uma boa notícia: dormir bem pode ajudar na dieta.
De acordo com estudos realizados recentemente pela universidade King’s College London, dormir menos de sete horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais – e comerem alimentos mais calóricos.
Para provar essa teoria, no programa Trust me, I’m a doctor, da BBC, foi realizado um experimento com quatro voluntários, três deles tendo o sono frequentemente interrompido. No dia seguinte, os participantes que dormiram menos comeram mais do que o habitual no café da manhã e escolheram opções mais calóricas. Já o voluntário que dormiu normalmente fez sua refeição como de costume.
De acordo com pesquisadores, uma noite mal dormida afeta hormônios relacionados à fome – aumenta a produção de grelina e suprime a leptina. Além de fatores biológicos, a má qualidade do sono também mexe com o psicológico: em estado de privação, há o aumento do desejo de obter uma recompensa pelas horas mal dormidas.
A recomendação dos médicos do programa da BBC é que, se você tem problemas com a balança, dormir mais e melhor pode ser uma forma fácil, barata e agradável para contornar o problema.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO